Gramado do Bento Freitas segue em tratamento: “Melhorou 70, 80%”

Rubro-Negro

Gramado do Bento Freitas segue em tratamento: “Melhorou 70, 80%”

Campo da Baixada deve "reestrear" em jogo-treino do Brasil contra o Avenida, em meados de janeiro

Por

Atualizado quinta-feira,
26 de Dezembro de 2024 às 19:46

Gramado do Bento Freitas segue em tratamento: “Melhorou 70, 80%”
Expectativa do vice de patrimônio do Xavante é que o terreno de jogo esteja "perfeito" para estreia no Gauchão (Foto: Gabriel Costa - GEB)

Em tratamento há quase dois meses, o gramado do Bento Freitas segue recebendo atenção e só deve voltar a ser usado em meados de janeiro, na reta final de preparação do Brasil para o Gauchão, em jogo-treino contra o Avenida. O andamento do trabalho de qualificação é bem avaliado pelo diretor de patrimônio do Xavante, Luciano Abrantes.

“O campo já deu uma melhorada de uns 70, 80% em relação a quando nós pegamos. Ainda tem alguns pontos para controlar, umas manchinhas, umas folhazinhas, mas muito pouco. Dentro desse prazo até o dia 22 [início do Gauchão], vai estar perfeito. Os cortes estão sendo feitos, três cortes semanais com o trator, está muito bom”, diz Abrantes.

Parte técnica

O dirigente explica que a recuperação do gramado passou pelo controle do inço (ervas daninhas) e pela aplicação de adubo, além de NPK [fertilizante com nitrogênio, fósforo e potássio] e ureia, alternados por semana – NPK em uma semana, ureia na outra. O campo é irrigado diariamente com volume de 12 a 15 milímetros de água por dia.

Ainda em novembro, uma empresa filiada à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou um trabalho de aeração vertical e horizontal e nivelamento no gramado da Baixada. Via departamento de competições, a entidade solicita que os clubes não usem seus campos – todos passaram por tratamento – até dois meses depois do serviço.

Sem treinos

A pré-temporada sob comando do técnico William de Mattia acontece desde o início na Arena Marini. Segundo Luciano Abrantes, nenhum treinamento coletivo será realizado no Bento Freitas até a liberação técnica. Apenas eventuais corridas ao redor do campo ou exercícios de goleiros em traves móveis, no lado externo das quatro linhas, podem ocorrer.

Após folga de Natal nos dias 24 e 25, o grupo rubro-negro se reapresentou nesta quinta-feira (27) na Baixada. Não houve treino tático. A partir desta sexta-feira as atividades voltam à Arena Marini. Mais um atleta deve ser anunciado até o início da próxima semana.

Acompanhe
nossas
redes sociais