O trabalho exemplar da CPI
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira13 de Novembro de 2024

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul

O trabalho exemplar da CPI

Por

Com a apresentação do relatório da CPI do Pronto Socorro nesta sexta-feira, se aproxima do fim um trabalho exemplar realizado pelos vereadores de Pelotas, em especial o presidente Rafael Amaral (PP) e o relator Jurandir Silva (PSOL). Antes de ser encaminhado o Ministério Público, o relatório será votado pelos membros da comissão no dia 18.

Jurandir e Rafael deram exemplo no começo, com a união de dois vereadores ideologicamente opostos. Durante o andamento da comissão, Rafael Amaral, como presidente, conduziu a investigação com seriedade e responsabilidade, lutando para que suspeitos fossem ouvidos, e garantindo que a CPI tivesse um trabalho equilibrado e focado, sem pré-julgamentos.

Agora, ao apresentar um relatório de 89 páginas, Jurandir Silva entregou o documento robusto, completo e abrangente, compilando as informações obtidas através de documentos e depoimentos, e que certamente contribuirá com a investigação em andamento no Ministério Público.

A parceria improvável formada por Rafael e Jurandir é uma demonstração de que a câmara pode cumprir seu papel sem desvios, de maneira republicana e, como o próprio relator frisou, chegando até o fim, sem acabar em pizza.

Agora, esperamos as próximas fases do trabalho do MP e que, se os apontamentos feitos pela CPI forem comprovados, quem errou seja punido exemplarmente.

Acompanhe
nossas
redes sociais