Foi definido em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) na manhã deste sábado (7), dia do aniversário de 113 anos do Grêmio Esportivo Brasil, o calendário do processo eleitoral que alinhará a formação da Executiva do clube para o biênio 2025/26.
O estatuto xavante estipula a segunda quinzena de setembro como data para o avanço do processo. Um edital será publicado no dia 22. Chapas poderão se inscrever até as 18h do dia 24 com candidatos a presidente e vices de futebol, finanças e administrativo.
Se houver apenas uma chapa inscrita dentro dos padrões estipulados pela comissão eleitoral, a aclamação da Executiva acontecerá no dia 27, em Assembleia Geral. Caso mais de um grupo político esteja apto, haverá votação de associados no dia seguinte (veja os critérios no fim da matéria).
O presidente Gonzalo Russomano já confirmou que não permanecerá no cargo. Ele foi empossado em outubro do ano passado para completar o período do mandato que seria de Evânio Tavares, mandatário que renunciou após ser destituído.
Calendário eleitoral do Brasil
Eleições para Executiva (biênio 2025/26)
22 de setembro
Publicação do edital da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27
24 de setembro
18h | Prazo final para inscrição de chapas
25 de setembro
Verificação das nominatas com participação de fiscais das chapas inscritas
26 de setembro
18h | Prazo final para substituições na nominata
27 de setembro
12h | Prazo final para recursos de impugnação
18h30min | Primeira chamada de Assembleia Geral
19h | Segunda chamada de Assembleia Geral
* No caso de haver apenas uma chapa, já ocorre a aclamação.
28 de setembro
Das 8h30min às 18h | Votação (no caso de duas ou mais chapas inscritas, sendo considerada vencedora aquela mais votada, em turno único)
* Estão aptos (as) a votar e serem votados (as) os (as) sócios (as) com mais de um ano de associação, que estejam em dia e que não tenham atrasado o pagamento por três meses consecutivos nos últimos 12 meses.