Para Leonora Mackedans, a ação especial promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas/Sine), ocorrida nesta quarta-feira (28), representa a possibilidade da conquista de um novo emprego após dois anos de procura. Durante todo o dia, cinco empresas estiveram na agência em Pelotas para recrutar presencialmente pessoas com deficiência, reabilitados do INSS e transplantados.
A iniciativa marca a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada com foco voltado à empregabilidade deste público e inserção do mercado de trabalho, explica o coordenador da Agência Sine Pelotas, Glauber Bürkle. “Apesar da ação especial, sempre temos diariamente vagas direcionadas aos PCD. Inclusive, em muitas ocasiões, eles também podem concorrer para as demais vagas disponíveis”, diz.
O Sine Pelotas funciona como um facilitador, aproximando o trabalhador e a empresa contratante dentro de um perfil solicitado. “No Sine fazemos uma triagem para avaliar as potencialidades de cada candidato. Nessa ação, por exemplo, podemos encaminhá-lo para participação de entrevista com até três empresas”, explica Bürkle.
Acesso central
Para a gerente de recursos humanos do Macro Atacado Treichel, Josiane Einhardt, as atividades especiais promovidas pelo Sine sempre são benéficas pela localização da agência ser central, o que facilita a locomoção de candidatos com deficiência, visto que o atacado fica localizado no bairro Três Vendas.
O objetivo da empresa era contratar duas pessoas para a área de caixa e empacotador, além de qualificar o banco de currículos com outros candidatos dentro do perfil desejado.
Além do Treichel, também disponibilizarão vagas as empresas Josapar, Guanabara, SulClean e Ciee. O Senac participou com a oferta de cursos de qualificação gratuitos.
Oportunidade
Após seis anos atuando em um supermercado na área central e há dois anos desempregada, Leonora, que tem o ensino fundamental completo, viu na ação do Sine oportunidade para retornar ao mercado de trabalho.
“Vim ao Sine na última segunda e me informaram das entrevistas com as empresas desta quarta. Vou fazer entrevista com dois supermercados e espero sair daqui empregada”.