Carnaval deverá ser de alternância entre sol e chuva na região

Clima

Carnaval deverá ser de alternância entre sol e chuva na região

A predominância será de dias bons, com temperaturas agradáveis e possibilidade de chuva localizada

Por

Carnaval deverá ser de alternância entre sol e chuva na região
(Foto: Jô Folha)

Aqueles que estão se preparando para curtir a folia na região Sul, devem preparar-se para uma sequência de dias com todas as possibilidades climatológicas sendo registradas. A tendência é que, até a “Quarta-feira de Cinzas, as cidades da Zona Sul encarem alternâncias entre períodos de sol, céu nublado e chuva, mas de forma localizada e sem maior intensidade.

De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, no litoral Sul e entorno da Lagoa dos Patos são esperados períodos de maior nebulosidade, sujeito a chuva fraca isolada.

A sensação de abafamento deve predominar, mas não há indicativo de temperatura extrema. Com a chuva e a nebulosidade, os termômetros tendem a marcar valores mais amenos.

Fim de semana

No sábado (14), a frente fria continua atuando pela costa gaúcha, com uma temperatura amena e bastante instável, além de presença de nuvens e precipitações em vários momentos do dia. O sol aparece entre muitas nuvens durante todo o final de semana.

Ainda no sábado, de acordo com o CPPMet, não é descartada a ocorrência de chuva fraca, mas no domingo (15) há maior chance de pancadas isoladas de chuva em toda a região.

As temperaturas também ficam mais amenas. A mínima varia entre 21ºC e 22ºC no final de semana e as máximas chegam a 25ºC e 27º, no sábado e domingo, respectivamente.

Próximos dias

Segundo o CPPMet, de segunda (16) a quarta-feira (18) o cenário muda, a condição é de períodos com maior abertura do céu, iniciando com mais nuvens e até condição de nevoeiro fraco na madrugada de segunda. A chance de chuva é reduzida, e se resume a algo bem isolado.

A Quarta-Feira de Cinzas deverá marcar a chegada da estabilidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul, trazendo, também, um aumento considerável nas temperaturas.

A tendência é que o mês de fevereiro ainda registre temperaturas mais elevadas, não sendo descartada a influência de uma nova onda de calor. A chuva também estará presente, mas, por vezes, sem diminuir as temperaturas registradas nos termômetros, mantendo a sensação de abafamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais