Comissão técnica do Brasil observa estaduais em busca de reforços

Análise de mercado

Comissão técnica do Brasil observa estaduais em busca de reforços

Departamento de futebol do Xavante vem mapeando diversos campeonatos pelo país atrás de contratações

Por

Atualizado quarta-feira,
21 de Janeiro de 2026 às 18:36

Comissão técnica do Brasil observa estaduais em busca de reforços
Atuando no Anapolina (GO), Wesley Santos teve seu nome citado por Gilson Maciel durante entrevista na Rádio Pelotense (Foto: Divulgação)

Ainda sem anunciar contratações em 2026, o departamento de futebol do Brasil concentra esforços, neste momento, na prospecção de atletas. O coordenador técnico, Hélio Vieira, o treinador Gilson Maciel e integrantes de sua comissão técnica têm passado os últimos dias assistindo a jogos de diversos campeonatos estaduais pelo país em busca de possíveis reforços para a temporada.

Gilson Maciel está em Santa Catarina acompanhando partidas in loco. Recentemente, esteve no estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, observando o confronto entre São José e Inter de Santa Maria, enquanto o auxiliar Lucas Guarienti acompanhou a partida entre Guarany e Monsoon, em Bagé, entre outros jogos. Além disso, ocorrem reuniões diárias entre Emerson Rosa, Hélio Vieira e Gilson Maciel para alinhar as questões do futebol rubro-negro.

“Estamos só na busca, analisando. A gente tem, às vezes, indicação, e vamos observar. A gente recebe o material, mas gosto de falar com quem trabalhou diretamente com o atleta. Gosto de saber informações, porque no material só vem coisa boa”, disse o treinador xavante em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.

O planejamento de Gilson é trabalhar com um elenco de 28 atletas. Como a ideia da gestão da SAF é disputar a Copinha de forma paralela à Série D a partir de maio, o comandante rubro-negro terá de administrar o grupo, já que afirma não priorizar uma competição em detrimento da outra.

“A gente vai sempre colocar o que tiver de melhor. A Copinha e a Série D vão bater datas, então vamos ter que lidar com as cargas de trabalho”, afirmou.

Parâmetros de análise

Durante a entrevista, Gilson explicou os processos de prospecção de atletas. No estádio, observa aspectos como o comportamento defensivo do jogador quando a equipe quando está atacando, por exemplo. Nesta semana, acompanhará uma partida do Campeonato Catarinense, mas citou também jogos do Itabirito, equipe mineira onde atua o zagueiro Felipe Camargo, e da Anapolina, time pelo qual Wesley Santos vem jogando como titular, além de confrontos dos campeonatos Carioca, Paranaense e Gaúcho, entre outros.

“A gente recebe o material, traça um perfil do que acha importante dentro do modelo que queremos e do orçamento disponível. Não posso pedir um jogador que está na Série A do Brasileiro. Procuramos sempre a informação nas plataformas, analisamos os últimos anos, onde jogou, a minutagem”, explicou.

Gilson ressaltou ainda a necessidade de agregar à análise informações sobre o comportamento do atleta fora de campo. “Não que eu queira um santo — brinco que, às vezes, prefiro um ‘vida louca’ que eu controlo e faço a gestão, do que um cara que não te dá resultado, que treina, mas que tu tem que empurrar. Tem que ter uma gestão muito grande”, completou.

Importância do analista

Dentro da comissão técnica, o Brasil incorporou um novo analista. Em 2025, Horácio Borges ocupava o cargo, mas nesta temporada acertou com o Rio Branco do Espírito Santo. Tanto Hélio Vieira quanto Gilson Maciel preferiram não revelar o nome do profissional, aguardando o anúncio oficial nas redes sociais do clube, mas a reportagem apurou que o analista é o pelotense Mateus Gonçalves. Ele já vem trabalhando na busca por atletas.

“O analista é importantíssimo. Não é só aquele cara que fica dentro de uma sala programando vídeo. Gosto do analista dentro do campo, sendo mais um treinador. Gosto dessa troca, desse grupo forte, para que a ideia dê certo”, concluiu Gilson.

Elenco do Brasil

Goleiro: João Lucas

Lateral-direito: Yuri

Zagueiro: Vitor Becker *

Lateral-esquerdo: Otávio

Volantes: Alan e Thiago Henrique

Atacante: Guilherme Costa

* Em recuperação de cirurgia

Acompanhe
nossas
redes sociais