Termina nesta sexta-feira (9) um período curto, mas intenso de Emerson da Rosa em Pelotas. Na primeira visita à terra natal desde o anúncio de seu envolvimento na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Grêmio Esportivo Brasil, o investidor cumpriu agenda em empresas e na prefeitura, por exemplo, além de encontros com a direção xavante e do inédito contato com a torcida no Bento Freitas.
O ex-volante da Seleção Brasileira mora há oito anos em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Agora, à frente do departamento de futebol da nova era do Rubro-Negro, marcará presença mais frequente na cidade onde nasceu. Ele retorna à América do Norte após dias em que esteve acompanhado em Pelotas pelo consultor da SAF, Fernando Ferreira, sócio-fundador da Pluri Sports, e pelo responsável pela comunicação, Fábio Bampi.
Visita à prefeitura
Na quinta-feira, a agenda envolveu nove compromissos. Primeiro, uma reunião com o prefeito Fernando Marroni (PT). O secretário de Urbanismo, Otávio Peres, e o arquiteto responsável pelo projeto de modernização do Bento Freitas, Harry Caldeira, também marcaram presença. O encontro serviu para uma apresentação inicial do planejamento da SAF.
Espera-se que, a partir de agora, representantes da nova gestão do clube aprofundem os contatos com o Executivo sobre dois assuntos em especial: reformas na Baixada e a construção do novo centro de treinamento. Com relação ao CT, há um local – mantido sob sigilo – em estágio avançado de negociações para receber a construção.

O grupo também visitou a Unimed Pelotas (Foto: Divulgação)
Reuniões em empresas
O início da tarde teve uma visita dos integrantes da Xavante Participações – nome oficial da empresa que assume 90% das ações da SAF do Brasil – à Unimed Pelotas. A empresa foi representada pelo presidente, Dr. Maurício Goldbaum Jr; pelo diretor de Mercado, Dr. Homero Klauck; pelo Dr. Olímpio Jordão; e por Sylvio Ballverdu da agência Mark+.
Em seguida, mais uma reunião de aproximação e alinhamento ocorreu na Biscoitos Zezé, patrocinadora do Rubro-Negro há 14 anos ininterruptos. A direção da Zezé foi representada por José Ruivo e Fábio Ruivo. Na sequência, o compromisso de Emerson, Fernando e Fábio era no Bento Freitas, com o presidente do Brasil, Vilmar Xavier.
Proposta por SAF
Os compromissos assumidos pelos investidores que apresentaram a proposta são:
- garantir orçamento mínimo de R$ 142 milhões em dez anos;
- assumir a dívida do clube, estimada em R$ 22 milhões, conforme o processo de recuperação judicial já aprovado;
- construir um novo centro de treinamento;
- modernizar o estádio Bento Freitas;
- investir em questões estruturais voltadas ao futebol profissional e às categorias de base.
