A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou o resultado final do edital Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação. Ao todo, serão destinados R$ 20 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), a 18 propostas aprovadas. Da região, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) foram contemplados.
Os recursos serão destinados às iniciativas de inovação e de avanço tecnológico em ambientes estratégicos das cinco regiões do Programa Inova RS que foram mais fortemente impactadas pelos eventos meteorológicos extremos ocorridos em 2024.
Alinhada à estratégia do Plano Rio Grande, a iniciativa, ao apoiar parques tecnológicos e incubadoras nas regiões mais afetadas, busca não apenas reerguer estruturas, mas também impulsionar soluções criativas e sustentáveis para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O Plano Rio Grande é um programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Confira as propostas da região:
UFPel – Resiliência Climática e Inovação Sustentável: Tecnologias para Monitoramento, Prevenção e Mitigação de Desastres Ambientais – Professor Felipe de Souza Marques
Furg – Conexão Azul: Fortalecimento do Ecossistema de Inovação para a Economia do Mar e Resiliência Climática – Professora Silvia Silva da Costa Botelho