Renovações garantem manutenção da espinha dorsal do Brasil para Copinha

Continuidade

Renovações garantem manutenção da espinha dorsal do Brasil para Copinha

Mais da metade dos jogadores que terminaram a Série D seguirão na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Setembro de 2025 às 10:53

Renovações garantem manutenção da espinha dorsal do Brasil para Copinha
Obina e Yuri (à esq.) ficam; Luiz Henrique e Murillo (à dir.) saíram (Foto: Gabriel Costa - GEB)

Mais de um mês se passou entre a despedida da Série D do Brasileirão e a apresentação para a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Mas apesar do tempo e das incertezas durante o período, o Brasil conseguiu garantir a manutenção da espinha dorsal da equipe. Dos 16 atletas que atuaram na vitória sobre o Barra, em 27 de julho, 11 permanecem.

Esse número aumenta ao considerar a partida contra o Azuriz, uma semana antes, já que o goleiro Gabriel Oliveira esteve em campo nos 4 a 0 diante dos paranaenses e depois saiu rumo ao Bagé para rápido empréstimo. Alan Gobetti, Murillo Lima, Matheus Nunes, Iago Motta, João Libânia, Luiz Henrique e Totonho não renovaram vínculo.

“O projeto é esse, a intenção é essa. Que a gente traga aqueles atletas que se identificaram e que tiveram um destaque dentro da Série D”, admitiu o técnico Emerson Cris, outro remanescente, em sua primeira entrevista após a confirmação da ampliação do contrato. O treinador, aliás, foi chave para a chegada de boa parte dos jogadores ao Bento Freitas.

Excetuando os atletas lesionados (Rael, Rafael Gelatti e Thobias), o elenco rubro-negro tem 22 nomes. Destes, 13 integraram o plantel durante a Série D. Somente o goleiro João Lucas não recebeu minutos em campo, e o volante Thiago Henrique jogou só uma partida. O Xavante encerrou a quarta divisão nacional com dois triunfos consecutivos.

“É continuar esse processo com esses atletas, fortalecer, explicar bem o que a competição exige. É um campeonato muito forte, todos vão correr atrás do objetivo [vaga na Série D]. A gente tem que acelerar, vamos ter que pular etapas, porque o tempo é curto, mas estamos nos planejando de uma maneira melhor do que aconteceu no passado”, afirmou Cris.

Programação

O grupo do Brasil trabalha nesta sexta (5) em dois turnos na Arena Marini, mesmo local da atividade de sábado pela manhã. Domingo, o trabalho será no Bento Freitas. O time estreia na Copinha dia 17, contra o Gaúcho.

Elenco do Brasil

Goleiros

Gabriel Oliveira
João Lucas
Tiepo

Laterais-direitos

Yuri
Digão

Zagueiros

Vitor Becker

Felipe Camargo

Lateral-esquerdo

Otávio

Volantes

Matheus Obina
Alan
Thiago Henrique
Rael (*)
Rafael Gelatti (*)
Thobias (*)

Meias

Thiago Góes
Giovani Alvisi
Kauê Muniz

Atacantes

Guilherme Pescoço
Adriano Klein
Márcio Jonatan
Patrikão
Silvano
Daniel
Wesley Santos

* Em recuperação de lesões.

Acompanhe
nossas
redes sociais