O gosto pelo xadrez atravessa um século em Pelotas. Em julho de 1924 nascia o primeiro clube da modalidade no município, o Xadrez Club Pelotense, que tinha sede na rua General Victorino, atual Padre Anchieta, esquina 7 de Setembro. A primeira atividade foi um torneio entre grupos de Montevidéu e do Rio de Janeiro, incentivadores da expansão do esporte no Rio Grande do Sul.
Atualmente a modalidade segue com adeptos no município, que recentemente teve torneio aberto de xadrez rápido na 30ª Fenadoce. O Clube de Xadrez Pelotense, de 1932, é considerado o mais antigo em atividade.
Iniciativa do professor Jonatas Roschild, o IFSul abriga a modalidade com o Clube de Xadrez de Pelotas. “Havia um coletivo de pessoas que o mantinham, mas em 2017, pouco depois, ficamos sem sede. Em 2022 eu assumi a coordenação do clube de xadrez aqui no Campus Pelotas”, conta.
Cardápio impressiona
Uma curiosidade abordada na matéria que divulgava a inauguração do clube em 1924, foi o cardápio do evento, preparado pelo restaurante que existia no mesmo local da sede. De acordo com a publicação, o menu era composto por sopa askstel, fié de peixe a lá Riesse, salsicha com piesé, costela de carneiro e camarão com legumes, filé com petit pois. De sobremesa foram elencados: creme de leite e compotas de pêssego, figo, pera, goiabada, queijo e frutas sortidas.
Fonte: jornal Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense