Desde que chegou à região Sul, em julho de 2024, o Grupo A Hora busca promover o diálogo com os municípios e a abordagem de demandas latentes entre a comunidade e seus representantes. Neste sentido, o grupo de comunicação promoveu um encontro com os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) com o objetivo de escutar as problemáticas atuais e também apresentar os projetos que estão sendo executados.
Estiveram presentes representantes dos municípios de Arroio do Padre, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande e São Lourenço do Sul.
O diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss, destaca o novo momento vivido pela Zona Sul, considerado de maturidade política, onde os prefeitos voltam seus olhares para as ações estratégicas e propositivas. “Nisso, o jornal A Hora do Sul e a rádio Pelotense se propõem a serem parceiros para que a gente possa, efetivamente, fazer o que precisa ser feito e criar o clima da boa intenção, do desenvolvimento regional, para que a comunidade possa receber aquilo que ela precisa”, destaca.
A partir de um debate que encaminhe a solução de problemas e a atração de investimentos, o veículo pretende impulsionar cada vez mais a prática do seu objetivo central, que é proporcionar o desenvolvimento da Zona Sul. O diretor-executivo do Grupo A Hora em Pelotas, Regis Nogueira, destaca que a participação dos representantes dos municípios no evento comprova a confiança no trabalho desenvolvido “Isso mostra que nós estamos alinhados com os desejos das prefeituras que almejam cidades melhores e, para isso, contam com nosso apoio, para trazermos à luz questões importantes de uma forma ética e profissional”, reforça.
Nogueira ainda pontua a importância do jornalismo sério para a região, como ferramenta para a potencialização e aceleração nos resultados esperados, com uma atenção maior aos temas sensíveis e a mobilização por decisões favoráveis à Zona Sul.
O fortalecimento da parceria entre o Grupo A Hora e as prefeituras é destacado pelo coordenador Editorial e de Projetos do grupo em Pelotas, Jarbas Tomaschewski, com primordial para o momento vivido na região e reforça o compromisso do jornalismo com a ideia de comunidade, em todos os aspectos. Além disso, projeta os próximos passos a partir dessa união. “A Zona Sul será próspera nos próximos anos. Isso é fato. Projetos já confirmados e outros a caminho vão potencializar nosso perfil. Precisamos estar juntos, independentemente de partidos, ideologias. Os prefeitos têm essa compreensão e já identificam o papel que o Grupo A Hora passou a ocupar desde a sua chegada.
Focos regionais
O presidente da Azonasul e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), considera a iniciativa do Grupo A Hora de extrema importância para que, enquanto meio de comunicação, alavancar o diálogo do desenvolvimento no protagonismo da região e das pautas que influenciam diretamente na vida das pessoas que nela vivem.
Entre as temáticas que precisam de maior atenção, o presidente da Azonasul destacou a Saúde e as rodovias. A primeira com foco no pedido, que já foi feito ao governo estadual, da criação de um Centro de Referência em Ortopedia na região. “É um dos maiores gargalos que temos. O Estado tem caixa para isso, sabe como fazer isso, mas agora nós precisamos que as lideranças se mobilizem para fazer isso”, diz Madruga.
O centro ficaria em Rio Grande ou em Pelotas, pois, segundo o presidente, são cidades que estão mais estruturadas em hospitais para atender intercorrências.
A falta de esclarecimento dos papéis que serão desempenhados pelo poder público, com o fim da concessão da Ecovias Sul no Polo Pelotas e a administração do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), também é uma das preocupações das prefeituras da Zona Sul, que pedem garantias de assistência aos usuários das vias.
Educame
O Grupo A Hora também fez a apresentação de um dos seus projetos em desenvolvimento, tanto no Vale do Taquari, quanto na Zona Sul do Estado. O Educame, Educação Ambiental na Escola, busca promover a conscientização ambiental através do conhecimento dos principais fatores que impactam no dia a dia das cidades, além de qual o papel que a comunidade e o poder público têm para minimizar os impactos das mudanças climáticas e dos eventos extremos, cada vez mais corriqueiros.
O projeto, que ganhou proporções importantes na região dos Vales, compreende a realização de caravanas e trabalhos nas escolas, com o objetivo de introduzir discussões e conhecimentos que levem à formação de uma nova geração consciente ambientalmente.
O retorno das prefeituras da Zona Sul quanto a aplicação do projeto foi positivo, o que deverá garantir o trabalho conjunto entre o veículo e o poder público regional.
Voz para a Zona Sul
Na oportunidade, representantes dos municípios que fazem parte da Azonasul, utilizaram-se do espaço promovido pelo Grupo A Hora para unir ideias e destacar as demandas das cidades, bem como o impacto que diversas temáticas têm dentro de seus contextos específicos.
