O elenco do Brasil deve utilizar a estrutura da Arena Marini , às margens da BR-392, como um Centro de Treinamento (CT) provisório durante a temporada 2026. Sob a gestão da SAF, o clube planeja a construção de um novo CT, mas ainda não informou o local. O presidente Vilmar Xavier estima um prazo de um a dois anos para a conclusão da obra.
Enquanto isso, o Xavante voltará a utilizar a estrutura da Arena Marini, já usada em diversas temporadas, com objetivo de preservar o gramado do Bento Freitas. Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, Vilmar afirmou que o acerto com o proprietário, Andreo Marini, “está bem encaminhado”.
“Teremos um bom CT para treinamentos, que é o Marini. A gente sabe que a qualidade é muito boa, principalmente a dos gramados. São quatro ou cinco campos, todos em ótimas condições, gramado de primeira, até que o Xavante construa o seu CT”, disse o dirigente.
Com a pré-temporada prevista para o início de março, o Brasil pode ter o primeiro compromisso oficial na segunda quinzena do mesmo mês, com a disputa da Recopa Gaúcha diante do Internacional.
A Série D do Campeonato Brasileiro começa em abril. O Xavante também disputará a Divisão de Acesso a partir de agosto, e a SAF já manifestou interesse em participar da Copa FGF, que neste ano tem início em maio.
Montagem do elenco
Ainda na fase de prospecção de reforços, o técnico Gilson Maciel acompanhou no domingo a partida entre São José e Inter de Santa Maria, em Porto Alegre. Já o auxiliar Lucas Guarienti esteve no sábado no Estrela D’Alva para observar o confronto entre Guarany e Monsoon.
Até o momento, o Xavante conta com cinco jogadores confirmados para 2026: Yuri, Otávio, Vitor Becker, Alan e Thiago Henrique.
