O Brasil poderá disputar a primeira partida oficial de 2026 já valendo título. De acordo com o presidente Vilmar Xavier, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deve agendar para a segunda quinzena de março a Recopa Gaúcha contra o Internacional, no estádio Bento Freitas.
A partida coloca frente a frente os atuais campeões da Copa FGF (Brasil) e do Campeonato Gaúcho (Inter). A FGF costuma alternar o mando de campo entre os vencedores de cada competição e, como em 2025 o jogo ocorreu na casa do campeão do Gauchão, em 2026 será na casa do ganhador da Copa Ruy Carlos Ostermann.
Caso se confirme a realização da 13ª edição da Recopa antes do início da Série D, o Grêmio Esportivo Brasil SAF fará seu primeiro jogo oficial já com a possibilidade de conquistar um título inédito. A pré-temporada deve iniciar no começo de março.
Em 2026, o Xavante ainda disputará a Série D do Campeonato Brasileiro a partir de abril e a Divisão de Acesso a partir de agosto. De acordo com o planejamento da SAF, a tendência, no momento, é que o clube também participe da Copinha, agendada para iniciar em maio.
“Assim vai o Xavante tocando com mais condições, com os pés mais no chão, e tenho certeza de que vai trazer muitas alegrias e vitórias para nós, torcedores xavantes”, destaca o presidente, em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.
