Os primeiros dias de 2026 no Rio Grande do Sul tiveram os termômetros impactados por uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas em praticamente todo o território. A divisa entre Pedras Altas e Herval, na região Sul, chegou a registrar 4ºC no amanhecer da segunda-feira (5), sendo uma das menores temperaturas do Estado. Essa condição muda a partir desta terça-feira (6), mas uma nova mudança climática se aproxima.
A massa de ar frio afasta-se do Rio Grande do Sul e abre espaço para que um centro de alta pressão estabilize as condições climáticas e favoreça a elevação nas temperaturas. O amanhecer desta terça já foi com os termômetros próximos da média para o verão, com 17ºC em Pelotas e chegando a 19ºC em algumas cidades da Zona Sul.
O sol deverá predominar, com pouca nebulosidade, na região ao longo do dia, com máximas na casa dos 26ºC. É esperada uma elevação mais considerável na quarta-feira (7). No entanto, o avanço de uma frente fria deve favorecer a ocorrência de temporais isolados em quase todo o Rio Grande do Sul. De acordo com Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, os acumulados deverão variar entre cinco e 30 milímetros por dia, com pontuais de até 50 milímetros por dia. As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 22°C, enquanto as máximas oscilam entre 23°C e 35°C.
