“No verão, a exposição aos raios solares é maior, o que aumenta os riscos de danos”

abre aspas

“No verão, a exposição aos raios solares é maior, o que aumenta os riscos de danos”

Fernanda Reis - Oftalmologista

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Dezembro de 2025 às 10:29

“No verão, a exposição aos raios solares é maior, o que aumenta os riscos de danos”
Médica dá dicas à saúde ocular no verão (Foto: Reprodução)

Com a chegada do verão, os cuidados com sol se tornam ainda mais fundamentais para a saúde e bem-estar. Além da pele, outro órgão que necessita de cuidado com a exposição solar são os olhos. A médica oftalmologista Fernanda Reis detalha alguns cuidados essenciais para manter a saúde ocular em dia na estação mais quente do ano.

Qual a importância do óculos de sol para a saúde ocular?
É fundamental, especialmente no verão. É preciso garantir proteção total, com bloqueio de 100% dos raios ultravioletas, principalmente os UVA e UVB, que são os mais prejudiciais. No verão, a exposição aos raios solares é maior, em intensidade e tempo, o que aumenta os riscos de danos. Por isso, é importante usar óculos de sol com filtro, chapéus e evitar a exposição direta ao sol nos horários de maior intensidade, entre 10h e 16h.

Quais os perigos dos óculos sem proteção adequada?
Eles não oferecem segurança e podem, inclusive, causar prejuízos à visão. Isso porque as lentes escuras provocam a dilatação da pupila e, sem o filtro adequado, os raios solares atingem diretamente a retina, podendo causar lesões. Entre os problemas possíveis está a fotoceratite, uma lesão na córnea causada pelo excesso de exposição à luz solar.

E sobre o uso de lentes de contato no verão? É preciso ter cuidado redobrado?
Com certeza. No verão, o risco de infecção é muito maior. Os casos aumentam cerca de 40% a 50%, principalmente de conjuntivite. Temos conjuntivites virais, bacterianas e alérgicas, mas a viral é, disparado, a mais comum. Isso ocorre porque os microrganismos se proliferam mais no calor, além da maior aglomeração de pessoas, o que facilita a transmissão. Então, o uso de lentes de contato é totalmente proibido durante banhos de mar, piscina, lagoa, chuveiro ou banho em geral, pois essas águas podem estar contaminadas.
Para quem tem olhos claros, a luz do sol prejudica mais no verão?
Para olhos com tons de azul ou verde, a proteção é indispensável. Essas pessoas costumam ter maior sensibilidade quando saem de ambientes internos para externos, justamente porque não possuem a mesma quantidade de melanina que os olhos escuros têm.

Falando em crianças, é importante usar óculos de sol desde cedo?
Sim, quanto antes, melhor. Principalmente em crianças com olhos claros. Sabemos que é difícil em bebês ou crianças muito pequenas, mas converso bastante com os pais sobre a importância disso. Quando não for possível usar óculos, chapéus de aba larga ajudam bastante, além de evitar a exposição nos horários de pico do sol, entre 10h e 16h.

Qual é a relação da hidratação e da alimentação com a saúde ocular?No verão, os olhos tendem a ressecar mais. Por isso, assim como o corpo, os olhos também precisam de hidratação, principalmente com a ingestão de água. Também indicamos uma alimentação rica em vitaminas A, C e E, presentes principalmente em frutas, verduras e legumes de cores alaranjadas e verde-escuras, que ajudam na prevenção de doenças oculares no futuro.

Acompanhe
nossas
redes sociais