Confirmadas as datas da Série A-2 do Gauchão, o Brasil já conhece seu calendário competitivo da próxima temporada. Com a Série D do Brasileirão marcada para iniciar em abril, o Xavante pode ter um mês de agosto decisivo em duas frentes caso chegue às fases eliminatórias da quarta divisão nacional. Além disso, há hipótese de até três competições se acumularem entre abril e setembro no 2026 rubro-negro.
O clube da Baixada tem dez partidas garantidas em nível nacional, pois a Série D mudou de formato com uma primeira fase de 5 de abril a 14 de junho. Se o Brasil avançar aos mata-matas – precisa ficar entre os quatro melhores colocados de sua chave -, poderá precisar dividir atenções com a Divisão de Acesso, cuja abertura está agendada para 2 de agosto – o fim será em 31 de outubro.
O calendário da CBF aponta a segunda fase da Série D para 21 e 28 de junho; a terceira fase para 5 e 12 de julho; as oitavas de final para 18 e 26 do mês; e as quartas de final, valendo acesso à Série C, para 9 e 16 de agosto – período no qual o clube já estará envolvido com a luta pelo retorno à elite do futebol gaúcho. A quarta divisão nacional só termina em 13 de setembro, com a decisão do título.
Com 96 clubes, aumento de 50%, a Série D do Brasileirão terá no próximo ano um playoff de acesso, considerando o acréscimo de duas vagas para a Série C – de quatro para seis. Os quatro eliminados nas quartas de final disputarão duas repescagens para definir os outros dois donos das vagas adicionais na terceira divisão de 2027. Tais partidas ocorrerão em meios de semana, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro.
Outras competições
O Brasil ainda pode disputar mais dois torneios em 2026 – um é certo e outro não. A Recopa Gaúcha segue sem data. Já a Copa FGF, da qual o Xavante poderá defender o título caso opte pela participação, depende da escolha dos gestores da SAF. A tradicional Copinha foi antecipada, ocorrendo de 6 de maio a 29 de julho, ou seja, com encerramento três dias antes da abertura da Série A-2 e em meio à Série D.
A Recopa, por sua vez, vale taça diante do campeão gaúcho, o Internacional. Em jogo único, o troféu deve ser decidido no Bento Freitas. “Se essa disputa for marcada para um período de começo de temporada, teremos que antecipar questões de apresentação e começo de trabalho. Mas dentro de uma coerência, a federação deve colocar esse jogo a partir de março”, projeta o coordenador técnico rubro-negro, Hélio Vieira.
Compromissos do Brasil
Série D do Brasileirão
Primeira fase: 5 de abril – 14 de junho
Mata-matas: 21 de junho – 13 de setembro (jogo de volta da final)
Série A-2 do Gauchão
2 de agosto – 31 de outubro
Copa FGF (*)
6 de maio – 29 de julho
* Clube precisa definir se participará.
Recopa Gaúcha
Sem data
