Após registrar um acumulado de chuva de 116,2 milímetros em 24h e de 63 milímetros apenas nesta quarta-feira (10), além de inúmeros estragos na zona rural, Pelotas está articulando a elaboração de um decreto de emergência. Está sendo montado um relatório preliminar dos estragos, que ainda estão sendo contabilizados dada a dificuldade de acessar e dimensionar os prejuízos no interior.
Segundo o secretário da Defesa Civil de Pelotas, Milton Martins, na quinta-feira (11) o prefeito Fernando Marroni (PT) irá decretar, preliminarmente, situação de emergência. Ainda deverá ser mensurado pelas equipes se o decreto se encaixa nos parâmetros 1, 2 ou 3 da Defesa Civil Nacional. “O impacto foi grande na nossa cidade e no nosso interior mais ainda. Na quinta-feira as ações começam no final da Fernando Osório, que foi mais atingida do que das outras vezes em que ficou alagada”, diz Milton.
O decreto oportuniza o poder público a tomar decisões mais rápidas no sentido de mitigar os efeitos da passagem do ciclone extratropical e tomar providências.
