O Los Brocadores fortaleceu em 2025 seu histórico de celeiro de jogadores para o âmbito profissional. Consolidado no amador ao longo dos 11 anos de existência, o time pelotense revelou atletas que hoje estão em clubes país e mundo afora. Enquanto isso, no futsete, a equipe mira a final do Regional e a disputa do Gauchão. Para o futuro, a direção sonha com a profissionalização das atividades.
Passaram pelo Los Brocadores nomes como Yuri, do Brasil; Tailer, William e Fernandão, conhecido como Negrinho, do São Paulo; e Felipe Sasha e Wendell Pelé, do Riograndense. Também vestiu a camisa vermelha e preta do time o volante Jorge Pedra, do Nova Iguaçu (RJ), por exemplo. Mesmo caso do atacante Vini Peixoto, ex-Xavante, Ypiranga e São Luiz e atualmente no Zeljeznicar, da primeira divisão da Bósnia.
Nos últimos anos, o clube amador pelotense também se solidificou como adversário para jogos-treino de equipes profissionais em pré-temporada. Apesar de serem testes sem valor competitivo, alguns resultados chamam atenção: o Los Brocadores empatou sem gols com São Paulo e Riograndense, que lideram o grupo B da Terceirona Gaúcha e podem estar na Série A-2 de 2026.
O que falta?
O presidente Bruno Padilha considera a estrutura o principal elemento que distancia o Los Brocadores das entidades vinculadas às federações. O clube tem patrocinadores e plano de sócios, além de comercializar camisas. Porém, ainda falta investimento para ter condição de adotar um regime profissional e saltar de patamar.
“A gente tem muita vontade, um time de alta qualidade, mas por não ter grana para poder treinar semanalmente e ter uma estrutura, a gente fica atrás dos profissionais. Em muitos jogos a gente faz frente, muitas vezes até melhor, tendo chances de gol, maior volume, mas chega uma hora que a perna pesa e o treinamento faz a diferença”, avalia Padilha.
Para competir no Gauchão de futsete, por exemplo, está sendo organizada uma rifa com números à venda por R$ 5. Dez prêmios serão sorteados. O presidente vê um clube organizado e, por isso, sonha alto, deixando as portas do Los Brocadores abertas para investidores eventualmente interessados.
“Se a gente tivesse condições de treinar, dar o suporte que o atleta precisa, conseguiria com certeza estar disputando uma terceira, uma segunda divisão. E quem sabe, com um trabalho bem feito, mantendo a constância, chegar a um Gauchão Série A. A gente segue com esse sonho aceso entre nós, aparecendo algum investidor. Vontade, trabalho e organização também não faltam”, afirma Bruno Padilha.
Calendário
A partida de ida da final do Regional, contra o Garrafão, de Rio Grande, seria nesta quinta-feira (23) na FP Arena – rua Julio de Oliveira Almeida, 1080, em Pelotas, com acesso gratuito. Porém, o jogo acabou adiado para a próxima semana.
Ainda em 2025, o elenco comandado pelo ex-volante Carlos Alberto disputará o Gauchão em Eldorado do Sul em 15 e 16 de novembro.
Elenco
- Yuri Alves
- Alexandre Rosa
- Bira Neto
- Tarifa
- Esmarlei
- Erick Damasceno
- Bruno Lima
- Choco
- Neni
- Alex Jr
- Felipe Possas
- Derick Castro
- Fabiano
- Matheus Eto
- Vitor Jr
- William
- Nael
- M Costa
Comissão técnica
- Treinador: Carlos Alberto
- Presidente: Bruno Padilha
- Vice: Éder Guimarães
- Diretores: Taurimar e Lucas Glicett