Os projetos “Promotores da Paz” e “Guarda-Mirim”, de Rio Grande realizam uma formatura conjunta nesta quinta-feira (16), a partir das 14h, no auditório principal do Cidec-Furg. Ao todo, 661 crianças receberão seus certificados de participação, entregues por autoridades municipais.
Coordenado pelas guardas municipais Claudete Farias, Renata Dimússio e Silvia Lopes, o projeto Promotores da Paz chega à sua 8ª edição neste ano. No primeiro semestre de 2025, 220 estudantes participaram e receberam seus diplomas, e agora, novos grupos concluem o ciclo de atividades.
Segundo as responsáveis, a iniciativa busca proporcionar experiências transformadoras aos estudantes. “É uma satisfação encerrar mais um ciclo junto às escolas. Essas vivências são únicas e podem influenciar positivamente as escolhas futuras dos alunos”, destacam as guardas municipais, em nota da prefeitura. Voltado aos alunos do 6º ano da Rede Municipal de Ensino, o projeto estimula a reflexão sobre comportamento, pertencimento e convivência pacífica, dentro e fora da escola.
Durante cinco encontros, são abordados temas como patrimônio escolar, bullying, violência, prevenção ao uso de drogas, segurança digital, inclusão, superação, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As atividades utilizam recursos de mídia, dinâmicas e diálogos abertos, fortalecendo o vínculo entre a instituição e a comunidade escolar.
Nesta edição, participam alunos das escolas Cipriano de Porto Alegre, São Luís Gonzaga, Olavo Bilac, além dos projetos Ametista e Renascer, da Marinha do Brasil.
A presença das turmas da Marinha marca uma novidade nesta edição. É a primeira vez que os Promotores da Paz atuam em parceria com os projetos Ametista e Renascer. Segundo as guardas, o convite surgiu após a participação de um representante da Marinha em uma formatura anterior.
6ª edição do projeto “Guarda-Mirim”
Criado em 2023, o projeto Guarda-Mirim chega à 6ª edição. Voltado aos alunos do 4º ano da Rede Municipal, o curso desenvolve atividades pedagógicas que incentivam a conscientização, o resgate de valores éticos e morais e a formação cidadã.
Também em cinco encontros, os instrutores propõem palestras, dinâmicas e missões práticas, abordando temas como preservação do patrimônio escolar, respeito às regras e à sinalização de trânsito, bons hábitos, segurança digital e valorização da paz e da convivência harmoniosa.
Participam desta edição, estudantes das escolas Zely Pereira Esmeraldo, Dolores Garcia, Zenir de Souza Braga, Bento Gonçalves, Clemente Pinto, Augusto Duprat, Assis Brasil, Frederico Ernesto Buchollz, Wanda Rocha Martins e Luísa Sofia Schmidt Tavares.