As temperaturas caíram consideravelmente em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (5). Especialmente na região Sul, as mínimas ficaram na casa dos 5ºC na maior parte das cidades, sendo que cinco localidades estiveram entre as menores temperaturas deste amanhecer. A expectativa é que o frio permaneça mais intenso até a quarta-feira (6), com registro de maiores amplitudes térmicas e aberturas de sol em toda a Zona Sul.
O recorde foi, mais uma vez, na localidade do Espinilho, em Pinheiro Machado, onde a estação meteorológica registrou -0,7ºC, com condições climáticas propícias para geada.
Nesta terça-feira, o sol deverá aparecer entre nuvens, com maior amplitude térmica devido ao amanhecer gelado. As máximas devem chegar aos 14ºC, com queda mais acentuada nas temperaturas no começo da noite.
Após o Rio Grande enfrentar três dias de chuvas, a trégua deverá persistir até quarta em diversas regiões, mas até o final do dia a instabilidade retorna com chance de chuva em especial em pontos do Noroeste e do Norte gaúcho.
Temperaturas mínimas no RS nesta terça (5):
-0,7ºC – Espinilho, Pinheiro Machado
-0,2ºC – Palmas, Bagé
0.6ºC – Hulha Negra
0.8ºC – Estação Meteorológica Agropecuária Itaetá, Cerrito
2.2ºC – Pedro Osório
2.9ºC – Estação Meteorológica Capão da Perdiz, Jaguarão
2.9ºC – Serra do Veleda, Pinheiro Machado