Desde o último domingo (27), moradores de diversas localidades de Pelotas enfrentam problemas com a falta de energia elétrica. Mesmo após dias de espera e diversas tentativas de contato com a CEEE Equatorial, muitas residências seguem sem luz ou com fornecimento parcial, o que tem gerado indignação.
Na Estrada Alto do Progresso, Tailor Pieper afirma que o problema é simples, mas ninguém resolve. “Desengatou o fio que vai preso na rede alta. É só botar uma escada e prender de novo. Já falamos com vereador, prefeito, e ninguém consegue contato com a CEEE. Eles dizem que vão arrumar, mas não vêm. Passam aqui na estrada e nem olham”, reclama.
Na Picada Ritter, localidade do interior de Pelotas, Lizandra Igansi Winke relata que apenas a casa dela está sem luz. “O fio que passa energia da rede para o meu poste arrebentou. Já liguei várias vezes desde domingo e eles só dizem que vão mandar uma equipe em duas horas, mas ninguém aparece. É um serviço que leva cinco minutos”, diz. Segundo ela, o mesmo fio já havia arrebentado na última sexta, foi consertado no sábado, mas voltou a romper.
Na rua Benjamin Constant, bairro Porto, Denize Agner conta que a energia foi parcialmente restabelecida ontem, mas segue com problemas. “Estamos em meia fase. Geladeira, freezer, máquina de lavar não funcionam. Ficamos dois dias e meio assim. É um descaso com a população”, desabafa.
Resposta da Equatorial
Em nota divulgada na tarde de ontem, a Equatorial informou que 86% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical da última segunda-feira já tiveram a energia restabelecida. A empresa afirma que, no pico da interrupção, cerca de 430 mil clientes estavam sem luz e que, até o fechamento desta edição, aproximadamente 60 mil ainda aguardavam o retorno do fornecimento, especialmente em cidades do Litoral Norte do Estado.