O mais antigo clube em atividade do país apostará ainda mais na juventude para a atual temporada. Com as categorias sub-17 e sub-20 em atividade nas disputas das respectivas segundas divisões estaduais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a ideia da direção do Rio Grande é aproveitar vários jovens já vinculados ao clube para a formação do elenco da Terceirona, em nível profissional.
Em 2024, o Vovô participou da competição com alguns atletas acima dos 23 anos. Entre eles os meias Higor Rosa e Rafael Lemos, o Rafinha, e o atacante Douglas Vargas, ex-Pelotas. Para 2025, ainda não foi batido o martelo pela FGF a respeito das regras do limite de idade. Existe um indicativo, entretanto, de que apenas jogadores sub-23 poderão ser registrados pelos clubes.
O vice-presidente de futebol do Rio Grande, Claudio Santana, diz que o planejamento da formação do elenco profissional começou após a reunião com a federação, na semana passada, quando diversas demandas de seis clubes, entre eles o Vovô, foram atendidas. “Vamos mudar um pouco. Nos outros anos apostamos na experiência e esse ano vamos apostar na juventude”, disse Santana à Rádio Pelotense 99,5 FM no Atualidades Esportivas desta terça (22).
No ano passado, o Tricolor venceu apenas uma das seis partidas na Terceirona. Assim como em 2023, caiu na primeira fase. Já em 2022, o acesso à Série A-2 escapou nos pênaltis, contra o Bagé. “Queremos mudar um pouco porque, em dois anos seguidos em que montamos equipes excelentes no papel, por coisas do futebol, a gente não conseguiu chegar”, afirma o vice-presidente.
A última divisão do futebol gaúcho está marcada pela FGF para ocorrer entre 28 de setembro e 30 de novembro, com dez datas disponíveis. A confirmação dos participantes só surgirá na próxima quarta-feira (30), em congresso técnico na sede da entidade. A tendência é que seis clubes participem: Rio Grande, Riograndense, São Paulo, Apafut (Flores da Cunha), 1992 (Carazinho) e Guarani (Venâncio Aires).
Questão estrutural
O Rio Grande ainda precisa de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) para a liberação do estádio Arthur Lawson. O processo de regularização está em andamento. Enquanto isso, a equipe sub-17 manda suas partidas do Gauchão A-2 da categoria no Torquato Pontes, o Colosso do Trevo, casa do Riograndense.
Base
Na Série A-2 do Gauchão Sub-17, o Vovô soma três pontos em quatro jogos e volta a campo no sábado, às 15h, contra o Guarany de Bagé, no Torquato Pontes. Já o time sub-20 vai estrear no Estadual da categoria no dia 3, em visita ao Veranópolis.