Brasil visita o São José pela sobrevivência na Série D

Com transmissão da Rádio Pelotense

Brasil visita o São José pela sobrevivência na Série D

Vindo de duas derrotas, Xavante busca a recuperação, às 18h deste domingo, com obrigação da vitória para seguir vivo no grupo A8

Por

Atualizado domingo,
13 de Julho de 2025 às 09:26

Brasil visita o São José pela sobrevivência na Série D
Emerson Cris terá que escalar uma equipe diferente em relação aos últimos jogos (Foto: Gabriel Costa I GEB)

As derrotas consecutivas para Guarany e São Luiz colocaram o Brasil em uma situação delicada na tabela. Em último no grupo A8 com dez pontos, o Xavante está seis atrás do G-4, com três partidas faltando. Se quiser continuar com chances, a equipe do técnico Emerson Cris precisará iniciar a recuperação já neste domingo, às 18h, diante do São José, pela 12ª rodada da Série D.

Caso o Rubro-Negro seja derrotado, a eliminação matemática será confirmada se o Marcílio Dias somar pelo menos um ponto na segunda-feira contra o Barra. Apenas a vitória em Porto Alegre garante que o Brasil seguirá com chances, mesmo que pequenas, sem depender de outros resultados.

O jogo deste domingo também marcará a volta das transmissões esportivas da Rádio Pelotense. Será possível acompanhar no 99,5 FM e nas plataformas digitais, com live no YouTube do A Hora do Sul.

Saídas e treinos de volta ao Bento Freitas

A semana foi agitada nos bastidores do Bento Freitas. No dia seguinte à derrota para o São Luiz, cinco atletas pediram rescisão do contrato. Everton Sena, João Torres, Bryan Gabriel, Alexiel e Alison Mira deixaram o Brasil. Emerson Cris ainda não poderá contar neste domingo com Iago Motta, Giovani Alvisi e João Libânia, suspensos.

Caberá ao treinador xavante encontrar uma forma de escalar o Brasil com poucas opções. Cris provavelmente terá que fazer improvisações. O volante Thiago Henrique vinha treinando com o elenco, mas com as saídas acabou tendo o nome publicado no BID da CBF e poderá estrear domingo. O jogador atuou em quatro jogos pelo Xavante em 2023.

No ataque, sobraram quatro opções, sendo duas das categorias de base: Guilherme Pescoço e Totonho.
Já os trabalhos voltaram a acontecer apenas no Bento Freitas. A ideia era mais uma vez trabalhar na Arena Marini durante a semana, mas não se concretizou. O elenco rubro-negro encerra a preparação neste sábado e logo depois do almoço inicia viagem para Porto Alegre.

São José pode garantir vaga

Em terceiro com 19 pontos, o São José garantirá classificação em caso de vitória sobre o Brasil. O Zequinha vem de derrota na Série D para o Guarany, atuando no estádio Francisco Novelletto. Na terça-feira, o time da Capital perdeu de 2 a 0 para o Grêmio, pela Recopa Gaúcha, na Arena.

O técnico Sandro Resende terá o desfalque do lateral-direito Danielzinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A equipe costuma atuar com três zagueiros. Um deles é Rafael Dumas, com boa passagem pelo Xavante nas temporadas 2018 e 2023. O volante Venício e o atacante Giovane Gomez são ex-jogadores do Pelotas.

Série D
Grupo A8

12ª rodada

Domingo (13)
15h | Guarany x São Luiz
Azuriz x Joinville
18h | São José x Brasil

Segunda-feira (14)
20h | Marcílio Dias x Barra

Prováveis escalações

São José: Fábio Rampi; Ricardo Cerqueira, Marcão, Rafael Dumas, Jadson e Ângelo; Jhonata Varela, Venício e Nonato; Renê e Giovane Gomez. Técnico: Sandro Resende.

Brasil: Gabriel Oliveira; Yuri, Vitor Becker, Felipe Camargo e Matheus Nunes; Matheus Obina, Thiago Henrique (ou Kauê), Thiago Góes (ou Kauê); Daniel, Guilherme Pescoço e Luiz Henrique. Técnico: Emerson Cris.

Horário: 18h deste domingo.

Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube (@AHoradoSul).

Árbitro: Guilherme Nunes de Santana (SP).

Local: estádio Francisco Novelletto.

Ingressos: R$ 60.

Acompanhe
nossas
redes sociais