No último dia deste mês, ocorre a primeira edição do Emprega Pelotas. O mutirão de empregos será realizado no sábado, 31 de maio, das 9h às 14h, no Ginásio do Sesi (avenida Bento Gonçalves, 4.823). A ação é idealizada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), com apoio da unidade local do Sine e da Associação Comercial de Pelotas (ACP).
Inspirado no Mutirão do Trabalho desenvolvido em Bento Gonçalves, a ideia consiste em aproximar empresas e trabalhadores que estão em busca de novas oportunidades ou de recolocação profissional, com a visão de contribuir para a diminuição do desemprego em Pelotas. Dessa forma, segundo Trzeciak, permite-se fomentar o desenvolvimento econômico e social pelo trabalho.
O deputado teve o papel de lançar a ideia e reunir parceiros. Em visitas a empresas ao longo do mandato, ele explica que se deparou com vários empreendedores quem têm vagas abertas e não conseguem preenchê-las. O Emprega Pelotas nasce desta necessidade de um elo entre pessoas e empresas, que fuja da burocracia. Quem for ao evento poderá ter contato direto com os recrutadores das empresas de forma facilitada e direta.
Chamamento às empresas
Conforme o coordenador do Sine, Marcos Moraes, os convites às empresas começaram ser enviados há mais de dez dias, e o prazo final para confirmação das vagas disponíveis é 26 de maio, quando a lista de opções será divulgada. A expectativa é reunir entre 100 e 300 oportunidades de emprego, mas o número exato dependerá do aceite do setor de Recursos Humanos (RH) as empresas convidadas.
As empresas que tiverem interesse em participar podem entrar em contato com o gabinete do deputado Daniel Trzeciak, pelo WhatsApp (53) 99945-9045.
Intermediação do Sine
O Sine será responsável por intermediar as vagas e levará ao evento sua unidade móvel para garantir o atendimento ao público. A ideia é que os próprios representantes de RH das empresas estejam presentes para realizar triagens e encaminhamentos no próprio local. Caso algum desses representantes não compareça, o Sine prestará o suporte diretamente.
Para participar, os candidatos devem levar ao menos um documento com CPF para serem cadastrados no mesmo instante. Moraes avalia positivamente a iniciativa e destaca a importância de realizar uma feira de empregos com esse formato, até então inédita em Pelotas, com potencial para gerar um impacto significativo na recolocação profissional da população.