Antônio Freitas fala do trabalho na categoria sub-20 do Pelotas

Base

Antônio Freitas fala do trabalho na categoria sub-20 do Pelotas

Treinador comandará o Lobo na disputa pelo acesso à elite da categoria

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Maio de 2025 às 15:46

Antônio Freitas fala do trabalho na categoria sub-20 do Pelotas
Técnico pelotense está há um ano trabalhando no Progresso (Foto: Arquivo pessoal)

Há um ano como coordenador e treinador da escola de futebol do Progresso, Antônio Freitas também comandará o time sub-20 do Pelotas na disputa da Série A-2 da categoria. O Lobo acertou uma parceria com o Rubro-Negro. O anúncio aconteceu na semana passada.

O treinador de 46 anos explica que neste domingo acontecerá um “peneirão” e a partir da segunda-feira inicia o processo de avaliação física. “A gente está ainda em um trabalho de prospectar atletas, observando atletas pra montar, encorpar esse elenco com atletas que são aqui do Progresso, com atletas que vão sair da avaliação, além de outros atletas pontuais que a gente vai buscar também de fora”, diz.

O Progresso possui categorias de base somente até a sub-17. A parceria tem como principal objetivo dar sequência a carreira dos atletas que passam a idade e antes precisavam procurar oportunidades em outros clubes, sendo que alguns encerravam a carreira pela falta de sequência em um sub-20.

“Foi uma união muito interessante porque os atletas do Progresso sub-17 vão ter essa sequência no Pelotas, podendo jogar o sub-20. Nós temos uma base já de alguns atletas que são do Progresso ou que passaram por aqui ano passado, meninos de 18, 19 anos, para a gente utilizar nessa equipe sub-20 do Pelotas”, afirma.

No Estadual Sub-17 do ano passado, o Progresso chegou até a semifinal, mas acabou sendo eliminado pelo Internacional. Alguns destes atletas estarão no Lobo em busca do acesso na elite.
Além dos futuros aprovados na avaliação do domingo e jogadores vindo do Progresso, Antônio Freitas destaca estar conversando com atletas mais experientes, alguns que hoje estão disputando a primeira divisão da categoria.

“Que a gente seja criterioso e possa selecionar os melhores atletas possíveis para a gente disputar a Série A2. A gente vai ter uma equipe bem competitiva, uma equipe forte. Nosso trabalho é esse, montar esse elenco forte”, disse.

Time na Copinha

O presidente do Pelotas, Rodrigo Brito, já afirmou o interesse em disputar a Copa da FGF, a partir de setembro. A ideia do dirigente é utilizar alguns atletas do sub-20 na competição. Para isso ser possível, os jogadores da equipe de Antônio Freitas precisarão dar a resposta em campo no Estadual de base.

“A gente vai ter bastante critério, vai ter uma régua alta pra gente montar essa equipe. Que esses atletas possam ter uma oportunidade lá na frente na equipe profissional do Pelotas”.

Parceria

Sobre a parceria entre os clubes, o treinador reforça a estrutura e a força do Progresso no trabalho dentro das categorias de base e valoriza a tradição e a torcida do Pelotas.

“É uma responsabilidade grande. Nós temos muito trabalho pela frente, mas a gente está muito bem respaldado também pelas pessoas que estão comandando isso nos bastidores, então tem tudo para ser um grande trabalho à frente do sub-20 do Pelotas”, complementa.
Estadual Sub-20 A-2

A Série A-2 do Estadual Sub-20 vale duas vagas para a elite da categoria em 2026. De acordo com o calendário da FGF, a competição iniciará a partir de 3 de agosto e terminará dia 2 de novembro. Serão 14 datas disponíveis.

Acompanhe
nossas
redes sociais