A exemplo do ano passado, as estradas da Zona Sul do Estado não registraram acidentes com mortes nos dois feriados de Natal e Ano Novo. Ao todo, foram 21 chamados atendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na região da 7ª Delegacia da PRF, nos 15 dias de intensificação da fiscalização nas BRs 116, 392, 293 e 471.
A chefe substituta da Delegacia da PRF em Pelotas, Cintia de Ávila Pinheiro, ressalta que o órgão está com a Operação Rodovida, que teve início em 20 de dezembro e se estende até 9 de março, uma semana após o Carnaval. A PRF atua principalmente no aumento da segurança viária nas rodovias e na redução do número de sinistros de trânsito.
“Aqui na região tivemos ações durante todos os finais de semana e nos feriados do Natal e Ano Novo quando intensificamos os comandos de alcoolemia, ultrapassagem, excesso de velocidade e fiscalização de motocicletas e veículos de carga, que são as principais causas de sinistros de trânsito”, destaca.
Juntamente com essas fiscalizações, foram realizados comandos educativos para esclarecer dúvidas e conscientizar condutores e passageiros sobre as responsabilidades no trânsito. “Foram 15 dias de esforços que trouxeram resultados muito positivos. Com satisfação compartilho que não tivemos nenhum sinistro com vítima fatal na circunscrição da Delegacia de Pelotas e continuaremos comprometidos para que cada abordagem, comando e fiscalização contribua para preservar vidas”, garante. Mas ainda sim foram 21 acidentes e, a partir desta segunda-feira (6) se inicia um novo tipo de abordagem.
Comportamento dos caminhoneiros
A PRF reforça agora a fiscalização de veículos de transporte de cargas. Na Operação Descanso Legal I, os policiais vão verificar se os motoristas cumprem o tempo de descanso obrigatório e se o sistema de freios dos veículos está em boas condições para garantir a segurança na hora de viajar. Estes são os principais pontos atribuídos aos acidentes ocorridos na BR-392, no trecho de Canguçu. Nos nove dias de operação, o foco da PRF será de prevenir os sinistros de trânsito, já que veículos maiores em circulação fora dos padrões estabelecidos pela legislação de trânsito podem representar mais riscos a quem passa pelas rodovias.
Entre janeiro e novembro de 2024 foram registrados 39 acidentes em 30 quilômetros de rodovia, com 33 feridos, sendo seis graves e quatro mortes na rodovia entre Pelotas e Canguçu. No país, até a primeira quinzena de dezembro, a PRF registrou 1.703 ocorrências graves de trânsito que envolveram veículos de transporte de cargas. A estatística é 6,37% maior que no mesmo período de 2023. O número de mortes também aumentou de 509 para 566, alta de 11,2%.
Além das fiscalizações do tempo de descanso e do sistema de freios, os motoristas também serão submetidos ao teste de etilômetro e orientados sobre a legislação de trânsito, que inclui o respeito aos limites de velocidade e as ultrapassagens somente em locais permitidos.
O que diz a legislação
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece os períodos mínimos de descanso para motoristas de veículos de carga:
- Descanso por período de, no mínimo, onze horas (integral ou dividido em oito horas mais três horas fracionadas) a cada vinte e quatro horas.
- Intervalo de, no mínimo, trinta minutos a cada cinco horas e meia de viagem.
Quando os policiais flagram irregularidades no cumprimento da lei do descanso, além da autuação, o motorista precisa cumprir o tempo de descanso por onze horas ininterruptas.
Se as irregularidades forem encontradas no sistema de freios dos veículos, os condutores são autuados e o veículo pode ser removido por provocar riscos a quem passa pela rodovia.