Tentativa de assalto no Taquaral mobiliza polícias de Pelotas e São Lourenço do Sul
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira16 de Janeiro de 2025

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Tentativa de assalto no Taquaral mobiliza polícias de Pelotas e São Lourenço do Sul

Por

Atualizado sexta-feira,
20 de Dezembro de 2024 às 11:36

Há 100 anos

Um assalto ao mercado de Carlos Stocker, na localidade de Picada do Taquaral, 6º Distrito de São Lourenço do Sul, assustou os moradores da região. Para as autoridades policiais, o comerciante contou que seis indivíduos, armados, atacaram o estabelecimento por volta das 16h, porém foram confrontados à bala pelo proprietário do estabelecimento.

Stocker foi atingido na perna e os assaltantes fugiram do local. Os mesmos foram perseguidos pela polícia do 6º Distrito. Posteriormente o sub-intendente do 6º Distrito  avisou por telefone ao intendente de Pelotas, Augusto Simões Lopes, que comunicou o fato ao delegado Aulízio Escobar. 

Lopes e Escobar, escoltados por um grande número de praças do 4º Batalhão da Brigada Militar, dirigiram-se de automóvel ao local, chegando por lá 18  horas depois do acontecido. No local foi feito rigoroso cerco, porém nenhuma captura foi feita.

No dia seguinte as autoridades deixaram a Picada do Taquaral porque a polícia do 6º Distrito tinha sido reforçada por colonos que reforçaram a munição. Sobre os assaltantes, a notícia que corria era de que haviam fugido para Canguçu.

Antiga intendência de São Lourenço do Sul (Foto: Acervo Rodrigo Seefeldt)

Para saber

  • A antiga freguesia Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, local de colonização pomerana a partir de 1858, foi elevada a município em 26 de abril de 1884, emancipando-se de Pelotas. Mantendo as mesmas divisas, incluindo a freguesia de São Lourenço.
  • “O que foi emancipado em 1884 foi o Boqueirão, a vila de São Lourenço, onde era o porto, passou a ser o 1º Distrito deste município”, esclarece o escritor e empresário lourenciano Rodrigo Seefeldt.
  • Nessa época o porto era muito movimentado, de lá se escoava a produção de batatas inglesas, produzidas pelos colonos, que figurou como a maior da América Latina no século 19.
  • Em 1890, o município que passa a ser reconhecido é o da vila de São Lourenço que, posteriormente, volta a ser distrito do Boqueirão e em  31 de março de 1938, vira novamente município de São Lourenço do Sul.
  • “Isso tudo acontecia numa disputa entre os que achavam que o Boqueirão era mais importante. São Lourenço era uma Vila, não pertencia a Pelotas, nem a Rio Grande, ela tinha a sua intendência municipal, mas era uma vila”, comenta Seefeldt.
  • Picada do Taquaral, região próxima ao município de Canguçu, atualmente mais conhecido como Taquaral, é o 7º Distrito do município.
  • O sobrenome Stocker é originário da Pomerânia e a família, de fato, morava no Taquaral.

Fontes: Diário Popular/Acervo BPP; Edilberto Luiz Hammes (autor de Dicionário de Sobrenomes de Origem Alemã de São Lourenço do Sul e das Colônias Adjacentes); Rodrigo Seefeldt (projeto turístico Caminhos Pomeranos)

Há 50 anos

Representantes de Pelotas conquistam título em Tarumã

Com uma regularidade fora do comum, pilotos pelotenses trouxeram títulos de Tarumã. João Roberto Schmidt, Antônio João Freire e Renato Conill, levaram Maverick 91, patrocinado por Dipesul-Copagra-Leivas Leite-Relógio Herma, a vitória, não só na Classe C como também na classificação geral, nas Nove Horas de Tarumã, prova disputada no domingo dia 15 de dezembro de 1974.

Os três pilotos percorreram as 346 voltas em 9h01min34seg21dec, sem exigir o máximo rendimento do carro preparado pelo mecânico Carmello, da Equipe Magno.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

 

Acompanhe
nossas
redes sociais