O Esporte Clube Pelotas completa nesta sexta-feira (11) 116 anos e pretende dar passos adiante também fora de campo logo após o retorno à elite estadual. O departamento de futebol mapeia o mercado e tenta superar dificuldades para formar um elenco capaz de ser competitivo no Gauchão 2025. Em outras frentes, o clube quer avançar na exploração do entorno da Boca do Lobo e qualificar o Parque Lobão.
A programação de celebração do aniversário começou na quinta. Sexta à noite, em ato no salão nobre do Boca do Lobo, haverá a apresentação da nova campanha de sócios que em breve será lançada ao público. “Mesmo com os atletas não estando em campo, o clube continua. As nossas necessidades de apoio continuam. A gente trabalha bastante, mas precisa muito do torcedor”, diz o presidente do Conselho Deliberativo (CD), Moacir Elias.
Prioridades
Com a continuidade do presidente Rodrigo Brito e dos vices Vinícius Conrad e Walter Carvalho para mais um mandato, três pilares devem estar em foco. Um deles é a valorização das áreas ao redor da Boca do Lobo, que recentemente teve a inauguração da rede de fast food Bob’s. Extrair o máximo possível de recursos das áreas no quarteirão do estádio está entre as prioridades da gestão.
O Parque Lobão também deve receber atenção, e de maneira imediata. “A gente tem algumas melhorias estruturais lá para oferecer para as nossas equipes profissionais e amadoras situações mais adequadas de preparação e treinamento. Não pretendemos fazer construções novas lá, mas vamos melhorar o sistema de drenagem porque, por uma questão topográfica, a gente tem problemas de alagamento”, afirma Moacir Elias a respeito do centro de treinamento localizado na Sanga Funda.
Mais um tema prioritário envolve a busca por recursos. Segundo o vice Vinícius Conrad, a direção já encaminhou verbalmente alguns patrocínios e negocia outros. Não há contratos assinados por enquanto. A casa de apostas Portugabet, por exemplo, teve vínculo encerrado. Marcas do mesmo ramo já fizeram contato, mas o clube ainda avalia se fechará acordos com “bets”, dadas as polêmicas recentes em nível nacional.
Futebol
Enquanto isso, é preciso criar um elenco quase do zero para enfrentar uma temporada cujo calendário teve antecipação em três meses – a Série A-2 vinha começando em abril e o Gauchão iniciará em janeiro. O salto da segunda para a primeira divisão vai causar uma mudança quase total da fotografia do elenco responsável pelo acesso. Até agora, apenas os atacantes Warlei e Léo Ferraz foram oficializados.
O diretor de futebol Carlos Augusto Tavares considera o mercado “aquecido” e trata a ausência de calendário nacional como empecilho na negociação com jogadores. “Isso dificulta porque muitos clubes têm o ano todo de competição, e o atleta hoje dá preferência a um contrato anual não apenas pela estabilidade empregatícia, salarial, como também pela sua família, pelas escolas dos filhos. Isso fala contra nós”, avalia o dirigente.
O valor da cota paga aos clubes do interior pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não foi confirmado, mas deve permanecer em torno de R$ 900 mil líquidos. Porém, Tavares estima a necessidade de angariar cerca de R$ 1,5 milhão para custear salários, tributos, alimentação, alojamento e viagens, entre outras despesas, durante o Estadual. “Teremos que trabalhar na busca de um outro tanto [recurso financeiro] muito significativo para que possamos fazer frente aos custos”, projeta.
Celebrações do aniversário
O primeiro evento aconteceu durante a tarde desta quinta, quando um grupo de alunos da Casa Santo Antônio do Menor visitou a Boca do Lobo. Na sexta acontece o tradicional ato ecumênico de ação de graça no salão nobre da Boca do Lobo, às 18h. A partir das 19h ocorre a Assembleia Geral Ordinária festiva.
A programação de sábado começa às 9h com café da manhã para ex-atletas do clube na Boca do Lobo. Às 10h a bola rola para o jogo festivo dos ex-atletas. A partir das 13h ocorre almoço na churrascaria Lobão com ex-atletas, dirigentes, conselheiros e torcedores. Para as 14h está marcada atividade da escolinha.
O calendário termina no domingo com a realização da Lobocopa a partir das 8h. Serão seis equipes, totalizando 120 torcedores participando dos jogos no gramado da Boca do Lobo. Depois, ao meio-dia, haverá um almoço popular.