Estudantes do Ensino Médio da Escola Sesi Eraldo Giacobbe dão uma mostra de projetos que são desenvolvidos no ambiente escolar e que em breve estarão expostos em feiras científicas promovidas ao redor do país.
As iniciativas seguem o viés sustentável e empreendedor, baseado em problemas da realidade, e abordam desafios e competências essenciais para o mundo atual e o futuro.
A orientadora pedagógica do Ensino Médio do educandário, Marilei Moraes, explica que a metodologia do Sesi pressupõe que a partir do último trimestre do primeiro ano os estudantes comecem a elaborar os projetos. O desenvolvimento integral das ideias acontece na segunda etapa de aprendizagem.
Já no terceiro ano, os alunos apresentam os projetos a uma banca avaliativa composta por pessoas do meio acadêmico e profissional. Este é um dos componentes obrigatórios da jornada curricular para a conclusão do nível médio.
Projetos
- Gerador híbrido
Na busca por ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade ou emergência, os colegas de terceiro ano João Pedro Silveira, Henrique Milach e Cristofer Bubolz, todos com 18 anos, desenvolveram a ideia de um gerador de energia elétrica que utiliza uma fonte renovável: o movimento da água e do vento. Dividido em dois módulos, um para cada fonte de energia (aquática e eólica), o mecanismo é portátil e de fácil montagem e transporte.
A criação dos três jovens é de pequena escala (cinco volts), mas permite a reposição de energia elétrica em diversos equipamentos, como celulares, carregadores portáteis ou pequenos circuitos de iluminação.
- Assim Fica Fácil (AFF)
Oriundo da percepção da carência de educação financeira na sociedade, o AFF é um projeto desenvolvido pelos colegas de segundo ano Lucas Terra, 16 anos, Ariel Souza, Miguel Bittencourt e Gael Botti, 17, que informa as pessoas sobre economia nas mídias sociais. O grupo se reúne frequentemente e produz os roteiros para conteúdos audiovisuais que serão publicados na página do Instagram.
Além dos vídeos, as postagens contam com textos elucidativos sobre as questões de educação financeira, sob o auxílio de alguns professores orientadores do Sesi.
- Zine Distópico AVC
Colegas de segundo ano, Janaína Carvalhal, Carolina Vieira e Evelyn L. Ferreira Araújo são estudantes do grupo fundador do projeto que trabalha o gênero distopia, que abrange várias formas de mídia. O intuito da iniciativa é divulgar textos e obras distópicas, que apresentam uma sociedade apocalíptica, onde existem várias coisas dando errado ao mesmo tempo.
Para incentivar esse pensamento crítico em relação aos problemas sociais, o grupo escreve e dá visibilidade sobre as mídias distópicas, além de convidar outras pessoas a refletir e escrever sobre o assunto.
Bolsas de estudo e processo seletivo
A Escola Sesi é direcionada especialmente para estudantes filhos de trabalhadores da indústria e da construção civil, mas também recebe alunos da comunidade como um todo.
Aos que são dependentes de trabalhadores da indústria e da construção civil, há a disponibilização de bolsas de estudo com porcentagem de gratuidade que varia frente à renda per capita calculada em cada caso.
O processo seletivo para ingresso na escola em 2025 está aberto, com a realização da primeira avaliação no dia 29 de setembro. As informações sobre o edital podem ser acessadas através do site do Sesi.