Alunos do Sesi elaboram projetos com viés sustentável e empreendedor

Educação

Alunos do Sesi elaboram projetos com viés sustentável e empreendedor

Criações seguem a metodologia de ensino e aprendizagem do Ensino Médio da escola; processo seletivo para 2025 está aberto

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Atualizado sexta-feira,
13 de Setembro de 2024 às 16:17

Alunos do Sesi elaboram projetos com viés sustentável e empreendedor
Grupo criou projeto de educação financeira. (Foto: Jô Folha)

Estudantes do Ensino Médio da Escola Sesi Eraldo Giacobbe dão uma mostra de projetos que são desenvolvidos no ambiente escolar e que em breve estarão expostos em feiras científicas promovidas ao redor do país.

As iniciativas seguem o viés sustentável e empreendedor, baseado em problemas da realidade, e abordam desafios e competências essenciais para o mundo atual e o futuro.

A orientadora pedagógica do Ensino Médio do educandário, Marilei Moraes, explica que a metodologia do Sesi pressupõe que a partir do último trimestre do primeiro ano os estudantes comecem a elaborar os projetos. O desenvolvimento integral das ideias acontece na segunda etapa de aprendizagem.

Já no terceiro ano, os alunos apresentam os projetos a uma banca avaliativa composta por pessoas do meio acadêmico e profissional. Este é um dos componentes obrigatórios da jornada curricular para a conclusão do nível médio.

Projetos

  • Gerador híbrido

Na busca por ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade ou emergência, os colegas de terceiro ano João Pedro Silveira, Henrique Milach e Cristofer Bubolz, todos com 18 anos, desenvolveram a ideia de um gerador de energia elétrica que utiliza uma fonte renovável: o movimento da água e do vento. Dividido em dois módulos, um para cada fonte de energia (aquática e eólica), o mecanismo é portátil e de fácil montagem e transporte.

A criação dos três jovens é de pequena escala (cinco volts), mas permite a reposição de energia elétrica em diversos equipamentos, como celulares, carregadores portáteis ou pequenos circuitos de iluminação.

  • Assim Fica Fácil (AFF)

Oriundo da percepção da carência de educação financeira na sociedade, o AFF é um projeto desenvolvido pelos colegas de segundo ano Lucas Terra, 16 anos, Ariel Souza, Miguel Bittencourt e Gael Botti, 17, que informa as pessoas sobre economia nas mídias sociais. O grupo se reúne frequentemente e produz os roteiros para conteúdos audiovisuais que serão publicados na página do Instagram.

Além dos vídeos, as postagens contam com textos elucidativos sobre as questões de educação financeira, sob o auxílio de alguns professores orientadores do Sesi.

  • Zine Distópico AVC

Colegas de segundo ano, Janaína Carvalhal, Carolina Vieira e Evelyn L. Ferreira Araújo são estudantes do grupo fundador do projeto que trabalha o gênero distopia, que abrange várias formas de mídia. O intuito da iniciativa é divulgar textos e obras distópicas, que apresentam uma sociedade apocalíptica, onde existem várias coisas dando errado ao mesmo tempo.

Para incentivar esse pensamento crítico em relação aos problemas sociais, o grupo escreve e dá visibilidade sobre as mídias distópicas, além de convidar outras pessoas a refletir e escrever sobre o assunto.

Bolsas de estudo e processo seletivo

A Escola Sesi é direcionada especialmente para estudantes filhos de trabalhadores da indústria e da construção civil, mas também recebe alunos da comunidade como um todo.

Aos que são dependentes de trabalhadores da indústria e da construção civil, há a disponibilização de bolsas de estudo com porcentagem de gratuidade que varia frente à renda per capita calculada em cada caso.

O processo seletivo para ingresso na escola em 2025 está aberto, com a realização da primeira avaliação no dia 29 de setembro. As informações sobre o edital podem ser acessadas através do site do Sesi.

Galeria

João Pedro, Henrique e Cristofer são responsáveis pela criação do gerador híbrido. (Foto: Jô Folha) Grupo liderado por Janaína e Carolina divulga textos distópicos. (Foto: Jô Folha)

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