O projeto de extensão Revitalização do Museu Gruppelli, do curso de Museologia da UFPel, agora conta com um catálogo disponível para aqueles interessados em conhecer e se aprofundar na história do museu e de seus objetos, por meio de textos e fotos. Disponível gratuitamente on-line através do link https://l1nk.dev/9kfY6, o inventário terá versão impressa em breve.
O catálogo traz os principais objetos do acervo do Museu Gruppelli, através de imagens e relatos sobre cada um deles, relacionando-os com o contexto do patrimônio rural da paisagem cultural.
Com o objetivo de promover o conhecimento e a reflexão acerca da trajetória histórica ítalo-brasileira do município de Pelotas, estabelecida no século 19, a entidade procura proporcionar a preservação da memória e da identidade da imigração italiana na região. O projeto tem a coordenação do professor José Paulo Siefert Brahm.
Duas mil peças
Localizado no 7º distrito de Pelotas, o Museu Gruppelli foi inaugurado em outubro de 1998, por iniciativa da comunidade local. O acervo, com aproximadamente duas mil peças, do Museu foi reunido a partir da coleta e de doações feitas por moradores da região, entregue à família Gruppelli.