Neste sábado (3), ocorreu em Pelotas o Campeonato Gaúcho de Karatê. Nas dependências do Ginásio Municipal, o evento teve as categorias Júnior, Sub-21, Adulto, Master e Parakaratê. A organização foi da Federação Gaúcha de Karatê (FGK), com realização a cargo do professor pelotense Ilton Marques.
Ao total, atletas de 17 academias de todo o RS participaram do evento. “Estamos muito felizes que tudo tenha ocorrido da melhor forma possível. Muitas equipes em contato conosco nos parabenizando pela organização geral do evento. Isso mostra que estamos no caminho certo em colocar Pelotas como a capital do karatê gaúcho”, afirma o professor.
Além das 14 cidades representadas pelos atletas, diversas outras marcaram presença via quadro de arbitragem e staff. De acordo com o professor Ilton Marques, é importante para o desenvolvimento da região. “Tivemos professores de Uruguaiana, Alegrete, Montenegro e São Leopoldo, por exemplo, que vieram fortalecer a arbitragem do evento. Foram cerca de 20 cidades representadas no campeonato, gerando uma grande movimentação nos ramos de hospedagem e alimentação, principalmente”, ressalta.
Equipe pelotense se destaca
Única representante de Pelotas, a Associação Shido-Kan teve nove atletas na competição. Foram nove ouros, sete pratas e seis bronzes, uma atuação histórica. No quadro geral de medalhas, entre as 17 equipes participantes, a academia pelotense ficou em terceiro lugar, atrás apenas das equipes União, de Barra do Ribeiro, e Karatê Sul, de Santa Maria, as duas maiores delegações do evento.
O atleta Fernando Marques, destaque pelotense em nível nacional da modalidade, confirmou o favoritismo e foi campeão da categoria adulto até 75 quilos, conquistando seu 25º título gaúcho individual e mantendo 12 anos sem perder lutas na FGK. No feminino, Daiany da Rocha estendeu a boa fase ao levar a medalha de ouro em cinco categorias: duas no individual e três por equipe.
A Shido-Kan ainda teve grande destaque nas disputas por kata (competição de forma e não de luta) em equipe, sendo a maior vencedora nesse naipe. No kata em equipe, três atletas se apresentam simultaneamente e ao final, aplicam os movimentos antes realizados. As quatro equipes da Shido-Kan (Júnior feminino, Sub-21 Feminino, Adulto Feminino e Master Masculino) foram campeãs.
“Nossa equipe foi muito bem. Um evento de alto nível técnico e com nossos atletas competindo em diversas categorias. Adaptamos e preparamos nossos treinamentos para que todos chegassem bem nessa competição e o resultado veio. Seguiremos trabalhando forte para manter nosso dojo e nossa cidade sempre no topo”, declarou Fernando.
Os atletas da equipe pelotense atuam este ano com apoio do ProEsporte Pelotas e de emenda parlamentar do vereador Carlos Júnior (PSD).
Atletas da Shido-Kan no Estadual
1) Fernando Marques: ouro kumite
2) Otávio de Oliveira: ouro kata individual, ouro kata equipe, prata kumite individual e prata kumite equipe
3) Julien Barbosa: ouro kata equipe, prata kumite individual e prata kumite equipe
4) Hendrix Pestano: ouro kata equipe, prata kumite equipe, bronze kumite sênior e bronze kumite master
5) Daiany da Rocha: ouro kumite sub-21, ouro kumite adulto, ouro kata equipe sub-21, ouro kata equipe adulto, ouro kumite equipe sub-21, prata kumite open, prata kata sub-21 e bronze kata adulto
6) Clara Barbosa: ouro kata equipe júnior, ouro kata equipe adulto, prata kumite individual, prata kumite equipe, bronze kata júnior e bronze kata sub-21
7) Lívia Bastos: ouro kata equipe júnior e prata kumite equipe júnior
8) Stefanie da Silva: ouro kata equipe sub-21, ouro kumite equipe sub-21, bronze kata individual
9) Amy Lee Pestano: ouro kata equipe júnior, ouro kata equipe sub-21, ouro kata equipe adulto
Equipes participantes (ordem alfabética)
AABB (Porto Alegre)
ABCEPAKES (Eldorado do Sul)
ABS (Sananduva)
ACJ (Porto Alegre)
AGKS (Porto Alegre)
AKPM (Cachoeira do Sul)
DojoKai(Caxias do Sul)
Grêmio Náutico Gaúcho (Porto Alegre)
Hachiman (Gravataí – Canoas)
Honshin-Kai (Esteio – Montenegro – Alvorada – Caxias)
Ikigai (Porto Alegre)
Karatê Sul (Santa Maria)
Shido-Kan (Pelotas)
Shinkan (Porto Alegre)
Daneres (Cachoeirinha)
Tora (Porto Alegre)
União (Barra do Ribeiro)