Número de exames de mama aumentará 275% na Santa Casa
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira26 de Novembro de 2024

Saúde pública

Número de exames de mama aumentará 275% na Santa Casa

No mês dedicado ao combate do câncer de mama, a aquisição do novo equipamento é o símbolo da importância da prevenção

Por

Atualizado segunda-feira,
07 de Outubro de 2024 às 19:20

Número de exames de mama aumentará 275% na Santa Casa
Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann assinou o convênio para a aquisição do mamógrafo. (Foto: Jô Folha)

O convênio assinado nesta segunda-feira (7) entre a Secretaria Estadual da Saúde e a Santa Casa de Pelotas garantirá a aquisição de um novo mamógrafo para o hospital. Com o valor de cerca de R$ 1,48 milhão repassado pelo programa Avançar na Saúde, o equipamento deverá ser fabricado e inaugurado em 150 dias. Além de garantir mais conforto às pacientes, com o novo mamógrafo a expectativa é que o número de exames realizados aumente de 80 para 300 mensalmente.

No mês dedicado ao combate do câncer de mama, a aquisição do novo equipamento é o símbolo da importância da prevenção. A partir da nova tecnologia, os exames serão realizados mais rapidamente e terão imagens mais nítidas, o que garante um diagnóstico mais apurado e a abrangência de um número maior de mulheres.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Angelo Ortiz da Silva, o equipamento também garante o atendimento mais humanizado e eficaz. “Sempre priorizando o bem-estar de nossos pacientes. Traz mais conforto para as mulheres que buscam esses cuidados”. Conforme a secretária de saúde do Estado, Arita Bergmann, na sexta-feira o recurso já estará à disposição do hospital para a compra do mamógrafo.

Exame mais confortável

Conforme a médica ginecologista e obstetra da Santa Casa, Daiane Acosta, um dos fatores que contribuí para que as mulheres em idade preconizada pela prevenção não realizem o exame é o desconforto que os equipamentos podem causar nas mamas. “O primeiro exame tem que ser bom, ele não pode ser traumático. E elas já chegam com aquela história que se propagou do medo, porque a prensa que o mamógrafo faz pode gerar uma dor”, relata.

A médica explica que o mamógrafo digital é mais acolhedor e a realização do exame mais rápida. Então as pacientes acabam voltando. Com as imagens mais claras, outra vantagem do equipamento é a maior detecção de pequenos nódulos que podem passam despercebidos na mamografia convencional. “E menos radiação do que métodos antigos, cuidando da saúde com segurança”, complementa.

Acompanhe
nossas
redes sociais