Passados mais de dois meses da conquista do acesso, o Pelotas passa a viver momento de intensificação da análise do mercado de atletas e, consequentemente, de negociações para formar o elenco. A pré-temporada sob comando de Ariel Lanzini começará no final de novembro, ainda sem dia definido. O Gauchão deve iniciar na segunda quinzena de janeiro.
O vice-presidente Vinícius Conrad, o executivo Filipi Cruz e o analista de desempenho Vinícius Nascente trabalham com Lanzini para encontrar alvos no mercado. A principal interrogação diz respeito à quantidade de atletas que continuarão no Áureo-Cerúleo e darão o salto junto com o clube da segunda para a primeira divisão.
Quem está em atividade
O atacante Léo Ferraz, por exemplo, tem contrato válido até o final de 2025 com o Pelotas. Está emprestado ao Cerrado (GO), que disputa a terceira divisão goiana. Pela equipe da cidade de Aparecida de Goiânia, o pelotense soma dois gols em quatro partidas. Seu eventual aproveitamento na elite do futebol gaúcho será avaliado.
Do elenco do acesso, poucos jogadores além de Léo Ferraz vão encerrar a atual temporada em outro time. Vitor Júnior está no Sobradinho (DF) e Marcelinho no Iraty (DF), respectivamente na segunda e terceira divisões de seus estados. Arthur Vanzela voltou de empréstimo à Chapecoense e integra o grupo do time B dos catarinenses.
Coajduvantes no elenco da Série A-2 pelo Lobo, o goleiro Vitão participa da Terceirona Gaúcha pelo Riograndense, mesmo caso de Dyghaná no Farroupilha e Paulo Lucas na Apafut. Já um dos protagonistas do acesso, o zagueiro e capitão Heverton, se mantinha em atividade disputando um campeonato amador no litoral norte do Estado.
Adryel não fica
Em meio a tantas indefinições, uma certeza é que Adryel não será jogador do Pelotas no Gauchão. O lateral-esquerdo que virou titular na reta final da Divisão de Acesso fechou justamente com o outro clube que subiu para a elite, o Monsoon.
O também lateral-esquerdo Fernando Júnior vive cenário diferente. Há uma cláusula de renovação automática com o Pelotas em caso de acesso. Ele afirma ainda não ter sido procurado pela direção do Lobo desde o encerramento da temporada..
116 anos
O Pelotas completa 116 anos de história no próximo dia 11. Em breve o clube divulgará o calendário de celebrações do aniversário.