Chega no Youtube primeiro episódio do documentário Baú dos Abraços
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira14 de Novembro de 2024

Audiovisual

Chega no Youtube primeiro episódio do documentário Baú dos Abraços

Projeto do trio instrumental Burck, Soares & Moura leva ao público as origens das composições que integram o álbum homônimo

Por

Chega no Youtube primeiro episódio do documentário Baú dos Abraços
Trio começou a desenvolver o projeto em 2020 (Foto: Valder Valeirão)

Está no Youtube o primeiro episódio do documentário Baú dos Abraços, intitulado Memória, com a composição Termodinâmica como trilha. O projeto do trio Burck, Soares & Moura tem o objetivo de apresentar esta e mais cinco composições criadas por estes músicos entre 2020 e 2021. A cada 15 dias será adicionado um novo audiovisual, com uma nova composição instrumental. O próximo se chama Afetos.

No inverno de 2020, o trio formado pelos músicos Victor Hugo Burck, guitarrista, Gil Soares, flautista, e Fabrício Moura, baixista, começou a desenvolver este trabalho autoral e instrumental, que é apresentado agora. No vídeo, os músicos/compositores contam um pouco dessa história.

Gil Soares lembra que durante a pandemia, o Sovaco de Cobra Trio, outro projeto musical que ele integra, precisou fazer uma live e optou por fazê-la no Estúdio Luvi, do Victor Hugo Burck. Quando terminou a transmissão, Burck comentou com Soares que tinha alguns temas e gostaria de colocar o som da flauta. “E ele (Soares) me propôs uma troca: ‘eu boto flauta em três sons e eu tenho três (temas) meus pra gravar, de repente a gente troca por horário de estúdio’”, relembra Burck neste primeiro episódio.

A parceria deu tão certo, que eles viram que poderia progredir para outro nível de parceria, foi quando chamaram o Fabrício Moura. “Estar dentro do projeto para mim foi uma grande alegria, praticamente, uma grande terapia”, fala Moura, no audiovisual.

Um ano de trabalho

Durante um ano, de agosto de 2020 a agosto de 2021, o trio produziu 12 temas instrumentais, com mixagem de Burck. Soares comenta com a reportagem que eles  não tinham muita ideia do que fazer com o material. 

Foi Soares quem sugeriu fazer algo com financiamento do Procultura de Pelotas. “A ideia que eu tive foi produzir esse documentário”, conta. O projeto, com produção executiva da Nota Azul, foi aprovado e agora começa a chegar ao público.

A produção do doc começou no ano passado e está sendo finalizada este ano. A direção é de Valder Valeirão e Soares, também roteirista, com fotografia de Valeirão e Luis Fabiano, que ainda fez a edição e montagem. O resultado é um projeto desmembrado em dois produtos, um deles é o álbum Baú dos Abraços, que poderá ser acessado nas principais plataformas de áudio. 

O outro é o documentário, que terá mais cinco episódios. “As músicas que vão estar nas plataformas de streaming são 12. A cada episódio do documentário uma sobe para as plataformas e no final, as seis músicas que não vão entrar no documentário vão subir como pro álbum”, explica o flautista.

Início na música

Em Memória, o trio traz relatos de convidados envolvidos com a música de alguma forma. E no final do curta, de 14 minutos, os autores começam a contar um pouco sobre o encontro deles e a obra produzida a partir daí.

Veja

O quê: episódio Memória, do documentário Baú de Abraço

Autores: trio Burck, Soares & Moura 

Onde assistir: Youtube pelo @burcksoaresmoura

Acompanhe
nossas
redes sociais