Às vésperas do feriado de Carnaval, a assistente social Márcia Lages do Hemocentro Regional de Pelotas faz um alerta para os baixos estoques de sangue. Especialmente dos tipos O e A negativos, que precisam de doadores com urgência. A falta de sangue impacta na realização tanto das cirurgias eletivas quanto nas de urgência e nas transfusões regulares.
O Hemopel está num estágio crítico?
Sim estamos, nesta época do ano a situação é sempre muito preocupante porque realmente, férias e próximo ao Carnaval, a cidade fica mais vazia, as praias estão cheias e com isso há a diminuição dos doadores de sangue. Concomitante a isso, há uma tendência de acidentes acontecerem mais vezes e com isso a demanda aumenta também. Então a preocupação é com uma demanda maior nessa época do ano e consequentemente estamos tendo uma diminuição dos doadores.
Márcia eu te pergunto se no final do ano o Hemopel estava com o banco cheio com o estoque relativamente positivo e agora, em janeiro e fevereiro, é que o estoque baixou?
No mês de dezembro estávamos com o estoque baixo, houve então campanhas, como essa de hoje, essa mobilização também, a gente informou a sociedade e entraram em contato conosco, conseguimos estar nas mídias e conseguimos estabilizar o nosso estoque. Porém, foi no meio de janeiro que começamos com o estoque muito baixo e não conseguimos ainda mantê-lo abastecido para pelo menos para atender a demanda.
O sangue coletado tem um período de vida. Então é importante as pessoas terem a consciência que o Hemopel vai ficar com o sangue um, dois meses, não é?
Toda bolsinha de sangue e seus componentes têm uma vida útil. As hemácias duram de 30 a 42 dias e as plaquetas duram apenas cinco dias. Por isso a importância da continuidade das doações de sangue, elas precisam ser contínuas devido a essa validade das bolsas.
Por isso é tão importante você que é doador ou doadora manter regularmente sua carteira de doação em dia, não é?
As mulheres podem doar a cada 90 dias dentro de um período de 12 meses, ou seja, ela pode doar até três vezes. O homem se estende um pouco mais, ele pode doar a cada 60 dias. E num período de 12 meses, o homem pode doar a cada 60 dias. Então é possível que o doador se planeje, para conseguir doar pelo menos duas vezes nesse período de 12 meses. Isso já nos ajudaria muito porque a gente tem ainda uma cultura na qual os doadores vêm doar quando precisam para algum parente próximo ou algum amigo. A doação por reposição é aquela que o doador vem, faz uma reposição para o paciente. O que nós gostaríamos, a gente conversa muito sobre isso, é sempre bater nesta tecla de que não esperem um amigo, um parente ficar doente, se organizem, venham doar no mínimo duas vezes ao ano e isso nos ajudaria muito a manter o estoque e talvez não precisasse toda essa correria para conseguir manter, para conseguir estar com o estoque abastecido.
Então a palavra-chave é a conscientização e colocar no seu roteiro anual da vida a doação, é isso?
A pessoa tem que ter uns 40 minutinhos para doar, na coleta é até 12 minutos. Geralmente as doações levam cerca de oito minutos e a pessoa já realiza a sua doação. Claro, tem que passar por todo o processo, fazer o cadastro e a triagem e passar para a coleta, aí é uma disponibilidade dos 40 minutos. Mas dá sim, para pessoa se organizar porque a única forma que a gente tem é contar com essa solidariedade de alguém, esse amor ao próximo visto que o sangue precisa ser doado por alguém. E eu reforço que nós estamos com a diminuição das doações, mas nos hospitais não param os procedimentos, há pessoas precisando de sangue.
O Hemocentro não é só Pelotas, é regional, ele atende quantas cidades?
São 23 municípios da nossa região. No ano passado foram 13.381 doações. Poderia ser maior se caso os doadores conseguissem vir duas vezes ao ano, dobraríamos esse número. Então é essa conscientização que é importante para manter um estoque abastecido. Mas eu estendo aqui os agradecimentos a todos os doadores que vieram ao Hemocentro.
Sábado vocês vão fazer uma ação?
Neste sábado que antecede o feriado de Carnaval, o Hemocentro vai estar aberto, das 8h da manhã até ao meio-dia. Eu convido a todos que venham nos ajudar, que é muito importante nessa época do Carnaval, nesse feriadão é muito importante que nós estejamos um pouco mais seguros com o nosso estoque. Então eu convido a todos que venham no sábado realizar a doação. Normalmente, o hemocentro funciona das 7h30min até as 17h30min sem fechar ao meio-dia.
