A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o sexto boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026. Pela primeira vez, o Laranjal conta com apenas um ponto impróprio para banho, junto ao Trapiche. Até a última semana eram três os locais não indicados. No Cassino e São Lourenço do Sul, é permitido o banho em todos os pontos. Já Cerrito, Pedro Osório e Piratini seguem com locais proibidos juntos ao rio Piratini. Cristal, no rio Camaquã, apareceu pela primeira vez na lista.
Dos pontos impróprios para banho, apenas um não fica na metade Sul do Estado, em Osório. O Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, é executado pela Fepam, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Os locais não indicados são identificados por placas e não contam com proteção de guarda vidas.
Pontos impróprios para banho no Estado
- Cerrito — Balneário Cerrito – Rio Piratini
- Cristal — Balneário do Rio Camaquã
- Osório — Lagoa do Peixoto
- Pedro Osório — Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
- Pelotas — Valverde – Trapiche
- Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
Recomendações aos banhistas:
- Entre na água apenas em local com condição própria para o banho;
- Evite tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos;
- Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde;
- Atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.
