Decrab em Rio Grande depende de decreto

expectativa

Decrab em Rio Grande depende de decreto

A estimativa é que a inauguração seja ainda no primeiro trimestre

Por

Atualizado terça-feira,
13 de Janeiro de 2026 às 09:40

Decrab em Rio Grande depende de decreto
(Foto: Divulgação)

Anunciada durante a Expointer do ano passado, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Rio Grande depende de decreto oficial do governo do Estado para sair do papel. Segundo o diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos, o processo administrativo já está na fase final e aguarda apenas a publicação do ato pelo governador Eduardo Leite.

De acordo com o delegado, a transformação do Núcleo de Combate ao Abigeato em Decrab foi anunciada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, durante a Expointer, e desde então tramita internamente na Polícia Civil. O procedimento passou por diferentes etapas, incluindo análise na própria corporação, na Secretaria da Segurança Pública, na Secretaria da Fazenda e, atualmente, está sob avaliação da Casa Civil.

“A edição e publicação do decreto do governador é o último passo para a criação formal da nona Decrab”, afirma Santos. Após essa etapa, ainda será necessária a publicação de uma portaria de instalação pelo chefe de Polícia, o que permitirá o início oficial das atividades da unidade especializada.

A expectativa, conforme o diretor da Dicrab, é de que a nova delegacia seja inaugurada ainda no primeiro trimestre deste ano, dependendo da tramitação final do decreto e da portaria subsequente. A estrutura física já está em fase de adequação, com reformas e adaptações no prédio onde funcionará a delegacia, localizado junto à 2ª Delegacia de Polícia de Rio Grande, no Parque Marinha.

Ainda segundo o diretor, grande parte dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade já está disponível e alocada no local. A equipe que atuava no Núcleo de Combate ao Abigeato deverá compor, em sua maioria, o efetivo da nova Decrab. “A delegada Paula (Vieira) deverá assumir a titularidade da unidade, acumulando a função com a chefia da 2ª Delegacia de Polícia de Atendimento (DPA)”.

Abrangência

A área de atuação da 9ª Decrab também já está definida no processo administrativo. A unidade será responsável pela macrorregião que abrange municípios de Pelotas até Chuí, sem sobreposição com áreas das Decrabs de Bagé ou de outras regiões. A divisão foi estabelecida a partir de critérios técnicos, com o objetivo de reduzir a extensão territorial e facilitar o trabalho investigativo.

Com a nova configuração, a 3ª Decrab, sediada em Camaquã, terá sua área de atuação reduzida pela metade, o que, segundo Heleno dos Santos, contribuirá para maior eficiência tanto da unidade existente quanto da nova delegacia especializada que será instalada em Rio Grande.

Sala da Querência

O grande diferencial da Decrab Rio Grande será a Sala Querência, onde o espaço será dedicado ao atendimento e acolhimento ao produtor rural para registro de ocorrência. “Será uma sala toda caracterizada em estilo gaúcho.”

Acompanhe
nossas
redes sociais