CEEE Equatorial renova rede elétrica de Canguçu

Serviço

CEEE Equatorial renova rede elétrica de Canguçu

Foram trocados 105 postes de madeira por de concreto e instalação de cinco quilômetros de novos cabos com maior capacidade

Por

CEEE Equatorial renova rede elétrica de Canguçu
(Foto: Divulgação)

A CEEE Equatorial realizou, no 5º Distrito, na área rural de Canguçu, ações de renovação da rede e o reposicionamento estratégico da rede para agilizar o tempo de resposta das equipes em caso de ocorrências. Foi realizado o deslocamento da rede para um ponto mais acessível às margens da estrada, evitando que as equipes tenham que acessar áreas particulares ou campos de difícil acesso. Essa medida reduz o tempo de resposta das equipes no caso de alguma ocorrência no sistema que atende a região.

O mutirão contou com a participação de 150 trabalhadores com o apoio de 20 caminhões. Desde o início dos trabalhos foram trocados mais de 100 postes de madeira por de concreto. Foi feita ainda a instalação de cinco quilômetros de cabos com maior capacidade de fornecimento de energia, para garantir o fornecimento da região.

Segundo a Equatorial, desde o início da concessão, em julho de 2021, foram investidos R$ 50 milhões em melhorias no município de Canguçu. Neste período as equipes realizaram a inspeção de 4,5 mil quilômetros de rede elétrica, que possibilitaram a identificação e correção de fragilidades do sistema que atende o município.

Resolução de problemas

Uma das maiores causas de interrupção no fornecimento era o contato da galhos com a rede. E para combater essa ocorrência foram realizadas 8,5 mil ações de afastamento de vegetação da fiação elétrica em Canguçu. As equipes realizaram ainda a limpeza de 150 hectares de vegetação sob a rede elétrica, para facilitar o acesso das equipes.

O trabalho de renovação da rede permitiu a troca de mais de cinco mil postes, instalação de 49 equipamentos de automação da rede, modernização de 1,1 mil transformadores e expansão de 260 km de redes de média e baixa tensão.

A concessionária diz que o resultado desse trabalho se reflete em queda dos indicadores de mais de 55% na duração de interrupções no fornecimento de energia até setembro de 2025. O trabalho teve resultado também na Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que teve queda de mais de 47% no mesmo período.

Acompanhe
nossas
redes sociais