A baixa adesão aos atendimentos na Carreta da Saúde, que se iniciou na terça-feira, tem preocupado à Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas que faz um apelo a todos os pacientes com exames agendados: atender a ligação das equipes pelo número (53) 98103-0064 – Unidade Móvel ATE Pelotas. A dificuldade de contato gera ociosidade no serviço, uma vez que a capacidade é de 25 atendimentos diários e a média é de seis pessoas que cumprem o cronograma de exame.
O motivo, segundo a secretária Ângela Moreira Vitória, é que muitas pessoas não reconhecem o número de telefone que faz os agendamentos e acabam ignorando as ligações e mensagens enviadas pelo WhatsApp. “Não é estranho que alguém olhe um número desconhecido e não atenda. Mas queremos reforçar que as mensagens enviadas pelo telefone (53) 98103-0064 são oficiais. Elas vêm da equipe da carreta e servem para marcar ou confirmar os atendimentos”, explica a secretária.
O serviço faz parte do programa Agora Tem Especialistas, e desde a última terça-feira oferece exames de mamografia, colo de útero e investigação de sangramento vaginal. “Teve dia em que só seis pacientes apareceram. É muito abaixo do esperado”, lamenta Ângela. Além das dificuldades de reconhecimento do número, a secretária lembra que muitos cadastros estão desatualizados. “Temos casos em que o encaminhamento foi feito em janeiro e o paciente trocou de telefone em maio. Quando tentamos ligar, o número já não é mais o mesmo. É importante que quem aguarda exames procure a unidade básica de saúde (UBS) e atualize seus dados”, orienta.
A Carreta da Saúde vai permanecer em Pelotas por pelo menos 30 dias, até o dia 27 de novembro, com possibilidade de prorrogação. A expectativa é ampliar o período para garantir a realização de todas as mamografias pendentes. Ângela também pede o apoio da população para ajudar a divulgar a informação. “Multiplicar essa informação é fundamental para que ninguém perca a oportunidade de cuidar da saúde”, reforça.
A titular explica que as equipes vão continuar insistindo nas ligações, mas caso o paciente não compareça, terão de entrar na fila novamente e esperar outra oportunidade. “Naturalmente, após insistir três vezes em horários diferentes, a regulação passa para o próximo número de telefone. Isso não é um problema que está acontecendo só com a Carreta da Saúde, pois acontece com outros telefones da Secretaria de Saúde”, esclarece. Para a próxima semana, a SMS irá atualizar alguns números e fazer uma divulgação dos contatos.
O número (53) 98103-0064, identificado como Agora Tem Especialistas, é o canal oficial de contato da Carreta da Saúde. “Se aparecer esse número com o símbolo azul do programa, atenda. É o seu exame que está sendo garantido”, conclui a secretária.
