A 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas recuperou em Porto Alegre um motor-home avaliado em R$ 200 mil, que havia sido subtraído mediante estelionato. A vítima havia anunciado o veículo em uma plataforma de marketplace, quando os golpistas realizaram um depósito com um cheque furtado, fazendo crer que o pagamento havia sido efetivado. Enganada, a vítima acabou transferindo o bem.
Na sequência, os estelionatários revenderam o motor-home a um terceiro de boa-fé, que chegou a entregar um GM/Cobalt como parte do pagamento. Em diligências realizadas em Caxias do Sul, local para onde o Cobalt havia sido transferido, os policiais localizaram e apreenderam o veículo.
Segundo o Delegado César Nogueira, ambos os automóveis foram restituídos às vítimas, e responsáveis pelo crime foram identificados.
Como o golpe funciona e como se prevenir
Criminosos utilizam comprovantes de depósitos falsos ou cheques furtados para simular o pagamento e induzir a vítima a entregar o veículo. É essencial aguardar a compensação bancária efetiva antes de realizar a transferência e confirmar diretamente com o banco a origem do valor. Além disso, negociações presenciais devem ocorrer em locais seguros, e documentos e dados bancários nunca devem ser compartilhados com desconhecidos.
Desconfie sempre de propostas com pressa ou valores muito vantajosos, são sinais típicos de golpe.