Desde fevereiro, na escuridão total durante a noite, o Parque da Baronesa voltou a ser iluminado com a conclusão do novo sistema de lâmpadas de LED. A iluminação era uma das entregas previstas no projeto de revitalização do espaço, que teve investimento de R$ 7,9 milhões. No entanto, devido à instalação de um transformador inadequado para a rede elétrica, o sistema de luz só foi restabelecido na sexta-feira (17), oito meses após a inauguração da obra.
Após testar o funcionamento da rede durante o fim de semana, a Prefeitura de Pelotas realizou, no fim da tarde desta segunda-feira (20), um ato simbólico para marcar a conclusão da nova iluminação da Baronesa, abrangendo tanto as áreas de circulação e lazer quanto as quadras esportivas.
Segundo o secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza da Silva, a demora no restabelecimento da iluminação ocorreu devido à burocracia envolvendo a empresa responsável pela revitalização e a substituição do transformador.
Souza detalha que, como o equipamento custa cerca de R$ 200 mil, caso a Prefeitura tivesse que arcar com a compra, o valor seria descontado das últimas parcelas que ainda faltavam ser pagas à empresa pela obra. “Então, nós pressionamos a empresa para que ela pudesse apresentar um transformador dentro das normas atuais”, diz.
Conforme o secretário, com a instalação da nova iluminação é possível que posteriormente o horário de funcionamento do Parque da Baronesa seja estendido para além das 19h. “É uma iluminação moderna, com boa capacidade de iluminação, maior do que a anterior. Teremos os espaços mais iluminados e mais seguros.”
Morador das imediações, Valter Poetsch estava entre os que se sentiam incomodados com a falta de luz no Parque da Baronesa, tanto pela questão da segurança quanto pelo desconforto para quem desejava permanecer mais tempo no local.
“Ficamos dez meses sem iluminação no parque, então vai ter a segunda inauguração, agora vamos inaugurar o transformador novo, e nesse período todas as crianças ficaram no escuro”, diz.
Problemas na revitalização
O secretário de Qualidade Ambiental aponta a falta de iluminação como um dos problemas do projeto de revitalização realizado pelo governo anterior, de Paula Mascarenhas (PSDB). Outra questão é a ausência de drenagem nas áreas de lazer, o que faz com que a água da chuva permaneça acumulada por dias.
“O que falta hoje nesta parte dos novos equipamentos esportivos é um projeto de drenagem.” Segundo Márcio Souza da Silva, a Prefeitura irá realizar a obra para garantir o escoamento adequado.