Karateca pelotense viaja para treinos e competição na Suíça

Karatê

Karateca pelotense viaja para treinos e competição na Suíça

Fernando Marques embarcou na terça-feira rumo à Europa, onde permanecerá pelos próximos dias

Por

Karateca pelotense viaja para treinos e competição na Suíça
Atleta representa a Associação Shido-Kan, de Pelotas (Foto: Arquivo pessoal)

O atleta pelotense Fernando Marques, da Associação Shido-Kan, iniciou viagem nesta terça-feira (26) rumo à Suíça, onde participará de treinamentos e competição. Principal atleta do karatê gaúcho nos últimos anos, Marques ficará em torno de uma semana em solo europeu. O pelotense disputará o International Basel Open, na cidade de Basel, no sábado. A competição ocorre anualmente e conta com diversos dos melhores do mundo.

De acordo com seu pai e professor, Ilton Marques, o atleta vem em uma excelente fase e está pronto para disputas em solo europeu. “Fernando evoluiu muito neste ano e tem tudo para conseguir boas atuações na Suíça. Sabemos do nível da competição, com diversos atletas do top-20 mundial, vai ser uma participação importante na carreira dele”, projeta.

Em janeiro, Fernando já havia ficado cerca de 15 dias na Europa, competindo em uma etapa da Liga Mundial na Geórgia e no Open de Marseille, na França. Além desses eventos, o atleta já havia disputado outra etapa da Liga Mundial, além do Campeonato Pan-Americano e do Mundial pela Seleção Brasileira de Karatê.

Calendário ajustado

“Logicamente há uma dificuldade financeira em competir na Europa ou Ásia com frequência. Este ano, através da Secretaria de Esportes do RS e dos patrocinadores (Biri e Roloff), estamos com um calendário ajustado, permitindo um maior planejamento e evolução dentro das competições”, afirma o karateca.

Sobre a expectativa de participação em Basel, Fernando diz saber da dificuldade e do nível que enfrentará. “São atletas conhecidos, com diversos títulos em nível europeu e mundial em sua maioria, mas esse é exatamente o lugar que planejamos estar, lutando contra os melhores do mundo. Espero conseguir o segundo objetivo, que é vencê-los”, declara.

A participação do pelotense faz parte do projeto Karatê do RS para o mundo. Idealizado pelo próprio atleta, o projeto tem financiamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Pró-Esporte RS. As empresas patrocinadoras são Frigorífico Roloff e Bebidas Biri.

Acompanhe
nossas
redes sociais