Disputando a Série Ouro e a Copa RS, a Associação Brasil Futsal (ABF) também já planeja o futuro e com projetos ambiciosos. A ideia da direção do clube de São Lourenço do Sul é viabilizar a participação nas próximas temporadas do Brasileiro de Futsal, competição vinculada à Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) ou a Liga Nacional.
Em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM, o presidente da ABF, Jerry Santos, disse que a principal questão é a necessidade de um novo ginásio na cidade com melhor estrutura para sediar jogos da elite.
“O projeto está em andamento. A prefeitura vai fazer a doação do terreno. Estamos falando com alguns deputados federais que via leis de incentivo conseguem dar um aporte financeiro. Nos próximos meses vamos conseguir ter uma notícia que seja satisfatória”, afirmou o presidente.
Assessor de imprensa do Rubro-Negro e narrador dos jogos da ABF, Diego Freitas informou que nesse momento a construção de um novo ginásio está na fase do estudo de viabilidade na prefeitura.
“O ginásio nos ajudaria muito. Seguimos buscando esse sonho nas próximas temporadas. É possível e hoje temos o apoio importante da Prefeitura e patrocinadores locais. Queremos nos próximos anos sim jogar uma competição nacional. Está no planejamento da ABF”, ressaltou Jerry Santos no programa Atualidades Esportivas.
Caso consiga viabilizar a participação, a ABF seria a segunda equipe da região Sul em uma competição nacional de elite no futsal. Nesta temporada, a Malgi disputou pela primeira vez a Liga Feminina e a ideia é jogar novamente em 2026.
Reforços para Série Ouro
Enquanto nos bastidores a ABF busca viabilizar a participação na elite nacional, a direção pretende reforçar o elenco para a fase de mata-mata da Série Ouro. “A gente está disposto a gastar para trazer três jogadores de outra prateleira. A gente não tem valor estimado, mas vamos trazer três bons atletas que vão dar um novo patamar”, disse Jerry, que lamentou o fato da equipe não ter conseguido o primeiro lugar no grupo C.
A ABF finalizou a participação na fase de grupo em segundo ao somar 18 pontos em dez rodadas. Foram seis vitórias e quatro derrotas. O Rubro-Negro enfrentará nas oitavas de final o quarto colocado do grupo B, que será Riograndense ou AFA, de São Francisco de Assis.
Copa RS
Apenas cumprindo tabela na Copa RS, a ABF recebe hoje o Cerro Largo, às 20h, no ginásio Esporte Clube São Lourenço. O Rubro-Negro é o lanterna ainda sem pontos na competição após quatro rodadas e não tem mais chances de classificação.
A equipe de Cerro Largo está em segundo com sete. A ACBF lidera com 15. A Ser Santiago é o terceiro com quatro. As equipes jogam em turno e returno e os dois melhores disputam o título. A ABF se despede da competição no próximo sábado diante da Ser Santiago, às 20h, fora de casa.
ATF/Otimiza
Único representante de Pelotas na Série Ouro, a ATF/Otimiza está na mesma situação da ABF, apenas aguardando o adversário das oitavas de final. Em terceiro no grupo C, a equipe pelotense só perderá a posição se a AVF vencer o seu último por uma diferença de dez gols.
A ATF deve enfrentar no mata-mata o terceiro colocado do grupo A, que neste momento é o Russo Preto, de Não-me-Toque.
De acordo com o diretor Gustavo Passos, a direção está aguardando a comissão técnica definir se buscarão reforços para a etapa decisiva do Estadual.