Definida rodada de abertura do campeonato deste ano da ACP

Associação Colonial de Pelotas

Definida rodada de abertura do campeonato deste ano da ACP

Competição vai começar em 17 de agosto, com três partidas

Por

Atualizado quarta-feira,
30 de Julho de 2025 às 21:36

Definida rodada de abertura do campeonato deste ano da ACP
Sanga Funda é o atual campeão da categoria Titulares da ACP (Foto: Divulgação)

Estão definidas a tabela e a fórmula para a disputa do campeonato deste ano da Associação Colonial de Pelotas (ACP). Uma reunião realizada na última segunda-feira (28), na sede da entidade, serviu para as confirmações. A competição vai começar no dia 17 de agosto com três partidas – veja ao fim da matéria.

Os sete times (Sanga Funda, Arroio do Padre, Concórdia, Santa Irene, Independente, Vila Nova e Marítimo) ficarão em uma chave sem divisão. Todos se enfrentam em turno único, com uma folga por rodada, nas categorias Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares, nas quais avançam os seis primeiros para confrontos em ida e volta (1º x 6º, 2º x 5º e 3º x 4º).

Uma reunião ocorreu na última segunda-feira (Foto: Divulgação)

Os três vencedores passam às semifinais, assim como o desclassificado de melhor campanha na primeira fase. Já na categoria Feminino, o sistema é diferente, pois apenas quatro clubes vão participar: Santa Irene, Sanga Funda, Vila Nova e Arroio do Padre. A primeira fase servirá para definir o chaveamento da semifinal: 1º x 4º e 2º x 3º.

O regulamento vai passar por análise e posterior aprovação em nova reunião agendada para a próxima segunda-feira (4). Também estarão em pautas as regras relativas às inscrições dos atletas.

Entrevista na Pelotense

O secretário da ACP, Claudio Prietsch, explica que os recursos para a temporada vêm majoritariamente de emendas impositivas de vereadores e ex-vereadores de Pelotas. A ideia é custear ao menos 50% das taxas de arbitragem, algo que a entidade realiza desde 2007, ele explica, sem deixar de garantir valores de premiação.

Prietsch ressalta a tradição da ACP, que completa 60 anos em 2025, mas cita alguns fatores como responsáveis pela redução do número de times no futebol colonial. Entre eles, por exemplo, o êxodo rural, o aumento de opções de lazer e entretenimento na colônia, a falta de “passagem do bastão” entre gerações e a criação de outra liga, a Associação Colonial de Esportes (ACE).

A respeito da próxima temporada da ACP, Prietsch espera um bom nível técnico. “Tenho acompanhado muito e prestado atenção nos titulares. Tem ex-jogadores profissionais já inscritos. Vai ser muito equilibrado e bom de se ver. O nível técnico também está nas outras categorias. Nossa expectativa é de um campeonato muito difícil para todos os times”, disse em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quarta-feira (30).

Agenda
1ª rodada

Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares

17 de agosto
9h30min | Sanga Funda x Arroio do Padre
estádio dos Eucaliptos, na Sanga Funda

10h30min | Concórdia x Santa Irene
estádio Major Braga, na localidade de Cerrito

10h30min | Independente x Vila Nova
estádio Paulo Weissmann, em Morro Redondo

Folga: Marítimo

Acompanhe
nossas
redes sociais