Estão definidas a tabela e a fórmula para a disputa do campeonato deste ano da Associação Colonial de Pelotas (ACP). Uma reunião realizada na última segunda-feira (28), na sede da entidade, serviu para as confirmações. A competição vai começar no dia 17 de agosto com três partidas – veja ao fim da matéria.
Os sete times (Sanga Funda, Arroio do Padre, Concórdia, Santa Irene, Independente, Vila Nova e Marítimo) ficarão em uma chave sem divisão. Todos se enfrentam em turno único, com uma folga por rodada, nas categorias Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares, nas quais avançam os seis primeiros para confrontos em ida e volta (1º x 6º, 2º x 5º e 3º x 4º).

Uma reunião ocorreu na última segunda-feira (Foto: Divulgação)
Os três vencedores passam às semifinais, assim como o desclassificado de melhor campanha na primeira fase. Já na categoria Feminino, o sistema é diferente, pois apenas quatro clubes vão participar: Santa Irene, Sanga Funda, Vila Nova e Arroio do Padre. A primeira fase servirá para definir o chaveamento da semifinal: 1º x 4º e 2º x 3º.
O regulamento vai passar por análise e posterior aprovação em nova reunião agendada para a próxima segunda-feira (4). Também estarão em pautas as regras relativas às inscrições dos atletas.
Entrevista na Pelotense
O secretário da ACP, Claudio Prietsch, explica que os recursos para a temporada vêm majoritariamente de emendas impositivas de vereadores e ex-vereadores de Pelotas. A ideia é custear ao menos 50% das taxas de arbitragem, algo que a entidade realiza desde 2007, ele explica, sem deixar de garantir valores de premiação.
Prietsch ressalta a tradição da ACP, que completa 60 anos em 2025, mas cita alguns fatores como responsáveis pela redução do número de times no futebol colonial. Entre eles, por exemplo, o êxodo rural, o aumento de opções de lazer e entretenimento na colônia, a falta de “passagem do bastão” entre gerações e a criação de outra liga, a Associação Colonial de Esportes (ACE).
A respeito da próxima temporada da ACP, Prietsch espera um bom nível técnico. “Tenho acompanhado muito e prestado atenção nos titulares. Tem ex-jogadores profissionais já inscritos. Vai ser muito equilibrado e bom de se ver. O nível técnico também está nas outras categorias. Nossa expectativa é de um campeonato muito difícil para todos os times”, disse em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM nesta quarta-feira (30).
Agenda
1ª rodada
Sênior, Reservas, Veteranos e Titulares
17 de agosto
9h30min | Sanga Funda x Arroio do Padre
estádio dos Eucaliptos, na Sanga Funda
10h30min | Concórdia x Santa Irene
estádio Major Braga, na localidade de Cerrito
10h30min | Independente x Vila Nova
estádio Paulo Weissmann, em Morro Redondo
Folga: Marítimo