Corte da 32ª Fenadoce será escolhida nesta terça-feira

Definição

Corte da 32ª Fenadoce será escolhida nesta terça-feira

Eleição das baronesas será transmitida ao vivo pelo YouTube do Jornal A Hora do Sul e da Rádio Pelotense

Por

Corte da 32ª Fenadoce será escolhida nesta terça-feira
Nova corte será definida na noite desta terça-feira (28). (Foto: Rafael Takaki)

A partir das 19h da noite desta terça-feira (29), o público conhecerá na Praça de Alimentação do Centro de Eventos, o novo trio de baronesas que representará a 32ª Fenadoce. Das 12 candidatas, as dez mais votadas pelo público no site do evento participarão do desfile final, quando os jurados escolherão a nova corte. A escolha das soberanas será transmitida ao vivo pelo YouTube A Hora do Sul TV | Rádio Pelotense.

Pela primeira vez, a definição da corte será realizada durante a própria Fenadoce. O desfile final integrará a pontuação total, e as três candidatas com as maiores notas ao final de todas as etapas serão eleitas. A seleção ficará a cargo de uma comissão formada por convidados da organização da 31ª edição da feira.

Cada candidata representa uma empresa ou entidade vinculada à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), responsável pela realização da Fenadoce. Além da votação popular, as concorrentes enfrentaram uma série de provas desde o início da disputa pelos títulos. Elas são avaliadas em critérios como simpatia, conhecimento sobre a tradição doceira e a história da feira, capacidade de comunicação interpessoal, criatividade, entre outros aspectos.

Representante da CDL e uma das pessoas que acompanha de perto o desempenho das candidatas, Adriane Silveira destaca que a mudança na eleição da corte aproxima a escolha do público e reflete o que a Fenadoce e a cidade de Pelotas precisa em uma baronesa.

“O novo trio de representantes será escolhido com base na avaliação de dez etapas distintas, que incluem provas de conhecimento, de degustação, posicionamento nas redes sociais, postura com os visitantes e entrevista com a imprensa, tudo isso com a votação sendo guiada por um corpo de jurados que tem acompanhado cada fase do concurso. As candidatas deste ano estão vivenciando ao longo de dez dias o que é de fato ser uma baronesa”, diz.

A despedida e expectativa das atuais baronesas

Após representar a Fenadoce por duas edições consecutivas, a atual corte se despede do reinado ao final desta última semana do evento. Assim como as candidatas ao próximo trio, as atuais soberanas acompanham com expectativa e ansiedade a eleição. “Porque é a primeira vez que o concurso vai ocorrer durante a Fenadoce. Está todo mundo na expectativa por ser um formato diferente. E pelas candidatas já poderem sentir o calor da Fenadoce e como é ser uma baronesa, mesmo que ainda no processo de escolha”, diz a baronesa Eduarda Dode.

A baronesa Letícia Aguilera relembra que, no concurso para a 30ª Fenadoce, ela e as demais candidatas passaram por diversas provas e simulações de como seria representar a feira durante a realização do evento. No entanto, segundo ela, a realidade foi bem diferente do que imaginavam. Para a soberna, essa surpresa não deve se repetir com as atuais concorrentes, que já estão vivenciando, na prática, o que é ser o destaque e representar a Fenadoce em meio ao público.

“Elas vieram toda a semana participar de provas então já uma experiência até para elas poderem saber se é isso mesmo que querem, porque é bem diferente o que a gente imagina e como é o dia-dia aqui na feira”. A baronesa destaca que a rotina de divulgação da Fenadoce é intensa durante todo o ano, porém também oportuniza a vivência de diferentes experiências.

“Que não teríamos como pessoas físicas, nós conhecemos muitas pessoas, vamos a muitos lugares, trocamos muitas informações com outras cortes inclusive. A agenda é bem puxada, a gente faz muita divulgação, é bastante intenso”.

Eduarda complementa que para ser baronesa, a candidata tem que ser apaixonada pela Fenadoce, por Pelotas e pela cultura da cidade. Pois a partir da eleição, a dedicação a feira é quase exclusiva. “Tanto que todas as etapas do concurso são para testar se tu tem conexão e esse amor. Depois que tu te torna baronesa tem bastante compromisso, muita divulgação, temos contatos com diversas pessoas, então tem que saber se posicionar tanto no alto escalão quanto com a população em geral”.

A baronesa ressalta que o concurso valoriza mais a cultura do que a beleza. “Tem que gostar muito e ter conhecimento em várias coisas para representar muito bem não só a Fenadoce, mas também Pelotas”.

Acompanhe
nossas
redes sociais