A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentará um projeto de extensão para qualificação das agroindústrias da Zona Sul na próxima segunda-feira (28), no auditório da Fenadoce.
O projeto é vinculado ao Consórcio Regional de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Copes) da Azonasul tem foco na qualificação da produção agroindustrial e na ampliação do acesso a mercados para os produtos da agricultura familiar da região.
O consórcio regional abrange os 23 municípios que integram a Azonasul foi criado em dezembro de 2024 e é responsável por coordenar os Serviços de Inspeção Municipal (SIM).
Mais de 150 agroindústrias já participam do consórcio e podem comercializar seus produtos nos demais municípios da região.
Em Pelotas, são 35 agroindústrias inseridas no consórcio, com quatro abatedouros e 31 unidades de beneficiamento de leite, mel, ovos, carne e pescado.
O projeto de extensão da UFPel faz parte de uma parceria com a Azonasul que foi fortalecida na última segunda-feira, com a assinatura de um protocolo de intenções para fortalecer a cooperação entre as duas instituições.