O atleta de karatê Fernando Marques retornou ao Brasil nesta terça-feira (20). O pelotense da Associação Shido-Kan, de Pelotas, esteve por uma semana na Croácia, onde realizou treinamentos e participou de competição de nível mundial.
Durante o período na Europa, Marques treinou na capital Zagreb, maior cidade da Croácia, recebido pelo Karate Club Hercegovina-Zagreb, considerada a melhor equipe croata e uma das mais destacadas do continente. O pelotense dividiu tatame com diversos medalhistas europeus e mundiais.
“Fui muito recebido por uma equipe fortíssima, referência em nível mundial. Uma excelente oportunidade de intercâmbio e evolução”, destaca.
Grand Prix em Rijeka
No final de semana, Marques viajou a Rijeka, onde disputou o Karate Grand Prix Croatia. Com a presença de diversos destaques do karatê mundial, o evento contou com cerca de 1,3 mil atletas de 27 países.
De acordo com Ilton Marques, pai e professor do atleta, mesmo sem a conquista da medalha, seu pupilo teve uma excelente participação.
“É fundamental que neste início de temporada façamos uma análise do rendimento dos atletas. O Fernando teve ótimas lutas, apesar da medalha não ter vindo desta vez. Um nível alto de competição e mesmo assim conseguimos manter um bom rendimento”, afirma.
A participação de Fernando faz parte do projeto Karatê do RS para o mundo. Idealizado pelo próprio atleta, o projeto tem financiamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Pró-Esporte RS. As empresas patrocinadoras são Frigorífico Roloff e Bebidas Biri.
