Com pouco mais de um mês de operação, o hotel Ibis comemora a boa receptividade que está tendo em Pelotas. A gerente Geral, Cristiane Marques, e a gerente regional de vendas, Tanise Danelon, contam que as perspectivas de ocupação são positivas e o empreendimento aposta na diversidade de públicos para se consolidar no mercado local.
Localizado em uma região em desenvolvimento da cidade, próxima ao aeroporto e a centros médicos, o hotel conta com 144 apartamentos e estrutura voltada tanto ao público corporativo quanto a famílias, turistas em trânsito e participantes de eventos culturais, esportivos e agropecuários. Em entrevista, as gerentes falam sobre expectativas, perfil dos hóspedes, estratégias comerciais e a receptividade da cidade.
Qual é a expectativa do hotel neste início de operação?
Cristiane: A expectativa é bastante positiva. O primeiro mês de funcionamento já está superando as projeções iniciais e a estimativa é fechar janeiro com cerca de 30% de ocupação. Mesmo sendo um período tradicionalmente de baixa demanda corporativa, em função das férias, a tendência é de crescimento gradual nos próximos meses.
Por que a região foi escolhida para a instalação do hotel?
Tanise: A escolha do local levou em conta o potencial de crescimento da região, que vem recebendo novos empreendimentos e investimentos. Áreas estratégicas da cidade foram determinantes. A avaliação dos investidores é de que se trata de uma área com forte perspectiva de desenvolvimento a médio e longo prazo.
O perfil dos hóspedes varia ao longo do ano?
Cristiane: Sim. O hotel tem um perfil predominantemente voltado ao público de negócios, mas há variação conforme a sazonalidade. Nos meses de verão, por exemplo, há queda na demanda corporativa e aumento de hóspedes como famílias, turistas em trânsito, estrangeiros, especialmente argentinos e uruguaios, além de pessoas ligadas a eventos culturais, esportivos e atividades do agronegócio, como a colheita do arroz.
Como o hotel atende os diferentes perfis de clientes?
Cristiane: O hotel foi planejado para atender uma ampla diversidade de públicos. São apartamentos com cama de casal, duas camas de solteiro, unidades adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, quartos triplos e apartamentos família, voltados a casais com filhos de até 12 anos.
Como funciona o relacionamento com entidades locais e o programa de fidelidade da rede?
Tanise: Desde antes da abertura, o hotel vem se aproximando de entidades como associações comerciais e empresariais, além de manter diálogo com empresas e organizadores de eventos da cidade. O objetivo é apresentar o empreendimento e integrá-lo ao calendário local. Já o programa de fidelidade permite que hóspedes acumulem pontos a cada estadia, garantindo benefícios como descontos, upgrades e vantagens em unidades da rede no Brasil e no exterior, mediante cadastro no site oficial.
