A alta procura por exames de mamografia levou à prorrogação da permanência da Carreta da Saúde em Pelotas até o dia 13 de fevereiro, véspera do Carnaval. O serviço integra o programa Agora tem Especialistas, do governo federal, e tem como objetivo reduzir a fila de espera por esse tipo de exame no município e na região.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, a extensão da estadia ocorre devido à grande demanda acumulada ao longo dos últimos anos. “Tínhamos uma demanda de pacientes desde 2019 na fila de mamografias, por isso solicitamos a prorrogação da Carreta. Se a gente não zerar, vamos reduzir significativamente [a fila]”, afirmou.
Esta é a terceira vez que a permanência da unidade móvel é estendida no município. Além das mamografias, seguem sendo oferecidos normalmente outros exames e consultas previstos no serviço. A Secretaria de Saúde reforça que as pacientes com exames agendados devem confirmar presença para evitar faltas e otimizar os atendimentos.
A Carreta da Saúde está instalada desde 24 de outubro do ano passado no Largo de Portugal, junto à Estação Ferroviária. Os atendimentos ocorrem exclusivamente por meio de agendamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluem, além da mamografia, exames de ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal.
Na primeira semana deste ano, a unidade móvel atendeu pacientes de Pelotas e também de municípios da região Sul, como São Lourenço do Sul, Santana da Boa Vista, Rio Grande, Morro Redondo, Turuçu, Capão do Leão, Arroio Grande e Herval, com encaminhamentos feitos pelas secretarias municipais de saúde.
A Carreta da Saúde é viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e foi criada para ampliar o acesso a atendimentos especializados, especialmente em regiões com déficit de serviços ou dificuldade de acesso à rede de saúde.
